Prime News

Junior Achievement


Compartilhe!           

A JA Rio Grande do Sul celebra nesta segunda-feira (21) a conclusão do Programa Miniempresa, que transformou 917 jovens gaúchos de 15 cidades do Estado em verdadeiros empreendedores em 2024.

 

Em evento no Salão de Atos da PUCRS, entre as 19h e as 21h30min, será realizada a formatura de 434 jovens da etapa de Porto Alegre e Região Metropolitana. 

Os estudantes são dos ensinos Fundamental e Médio, e, ao longo do primeiro semestre deste ano, se dedicaram ao aprendizado no empreendedorismo. Por meio do programa, que existe há 30 anos no Brasil, eles foram capacitados para a criação e gestão de empresas reais. Assim, será uma noite para compartilhar conquistas, reconhecer o esforço e principalmente a capacidade dos jovens em gerar valor para a sociedade de forma prática.

 

Durante a cerimônia, serão premiados os melhores desempenhos em diversas categorias, como Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Melhor Miniempresa. Além disso, os alunos vencedores serão presenteados com a participação no programa Empresário Sombra por Um Dia, uma experiência que permitirá que acompanhem de perto a rotina de executivos em grandes empresas, fortalecendo ainda mais sua formação profissional.

 

A formatura reunirá alunos, professores, voluntários, representantes de empresas parceiras e familiares, celebrando o impacto transformador do Miniempresa na vida dos jovens e nas suas comunidades. Neste semestre, o programa capacitou 917 alunos em 15 municípios gaúchos, com o apoio de mais de 205 voluntários e 51 instituições de ensino.

"O Programa Miniempresa é uma das ferramentas fundamentais para transformar o Rio Grande do Sul em um Estado mais empreendedor e socialmente desenvolvido, contando com o apoio de nossos conselheiros para garantir que, juntos, continuemos a preparar jovens para um futuro melhor", afirma o presidente do Conselho Consultivo da JARS, Gustavo Ene.

 

Neste ano, devido às recentes enchentes e ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul, os alunos foram convidados a destinar os dividendos obtidos por meio de suas miniempresas para instituições diretamente afetadas pela tragédia ou que estão auxiliando na reconstrução. Essa ação solidária reforça a importância do empreendedorismo social e da empatia, incentivando os jovens a contribuir ativamente com suas comunidades.