A Junior Achievement (JA) no Brasil é destaque entre as 40 organizações de impacto social mais influentes do país, ocupando o 34º lugar no ranking anual da thedotgood, publicado nesta semana. A lista é uma das mais relevantes do setor e avalia iniciativas globais com foco em impacto sustentável, inovação e alcance.
A JA Brasil integra a rede global da JA Worldwide, que alcançou a quinta posição no ranking mundial. É o sétimo ano consecutivo em que a rede aparece no Top 10 da thedotgood, organização com sede na Suíça que anteriormente atuava sob o nome NGO Advisor.
A classificação em ambos os rankings considera critérios como inovação holística, governança centrada nas pessoas, impacto de longo prazo e presença em escala. Desde sua reformulação em 2021, a thedotgood vem substituindo o termo “ONG” por “SGO” (social-good organization), conceito que abrange um ecossistema mais amplo de entidades orientadas por propósito social.
O reconhecimento reflete o papel da JA na formação de jovens em competências profissionais. Em mais de 40 anos, a JA Brasil já entregou mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem com programas e projetos educacionais voltados à educação financeira, ao empreendedorismo e à preparação para o mercado de trabalho.
“Esse reconhecimento reforça nossa missão de continuar inspirando jovens a desenvolver competências empreendedoras, financeiras e de cidadania, promovendo impacto real nas comunidades em que atuamos”, afirma a diretora executiva da JA Rio Grande do Sul, Aline Néglia.
Para Asheesh Advani, CEO da JA Worldwide, o reconhecimento reforça a convicção de que investir na juventude impulsiona o progresso global. “Em um mundo marcado por mudanças tecnológicas aceleradas, transformações demográficas e incertezas econômicas, a JA está se expandindo para atender a esse momento. Estamos inovando nas formas de ensinar empreendedorismo, preparação para o trabalho e saúde financeira – garantindo que jovens em todos os lugares desenvolvam habilidades, mentalidades e oportunidades para construir comunidades mais inclusivas, justas e prósperas. Ser novamente nomeados entre as 10 principais SGOs reflete não apenas nossa história e nosso alcance, mas também nosso compromisso contínuo com o futuro e com o impacto centrado nos jovens”, completa Advani.
Com mais de um século de atuação internacional e presença em mais de cem países, a JA é reconhecida por fomentar oportunidades educacionais com apoio de escolas, voluntários e setor privado. Em 2024, a rede proporcionou mais de 19 milhões de experiências de aprendizagem ao redor do mundo.
Prime News