Artigos

04 mai 2012

VIAGEM AOS EUA (3) ÚLTIMO


Compartilhe!           

VIAGEM ATÉ NAPA VALLEY
Satisfeito o sonho de consumo (do tipo que se faz uma única vez) trato de aproveitar o tempo restante para rever alguns pontos deste lado do país. Assim, depois de uma longa viagem, pela A5, chego a Napa Valley, importante região dos vinhedos dos EUA.
IRRIGAÇÃO
Ao longo da A5, que liga Los Angeles a Napa Valley, pelo interior, são mais de 600 km onde a paisagem é praticamente a mesma: enormes fazendas dedicadas à agricultura e à pecuária, todas servidas por sistemas de irrigação. Cansei de ler as placas informativas do tipo: NO WATER, NO JOB. Que tal? O que dói é o fato do Brasil ter sido descoberto no mesmo momento que os EUA sem o mesmo resultado.
VINÍCOLAS
Como disponho de pouco tempo para visitar mais do que duas vinícolas escolhi, de forma aleatória, a Domaine Carneros by Taittinger, e a Castello di Amorosa Winery. Como mero apreciador, os vinhos e espumantes que degustei foram ótimos. Ah, um detalhe: perguntei ao enólogo se os produtores da região tinham em mente pressionar o governo dos EUA, com o propósito de impor uma reserva de mercado para o vinho americano. Além de não responder, o enólogo ainda fez uma cara estranha, sugerindo que a minha pergunta tinha sido estúpida. O que, aliás, tem muito sentido. Menos no RS, certo?
GRAN FINAL
Para concluir esta deliciosa viagem de retorno a Los Angeles, de onde sigo para o Brasil, não deixo de passar por Sausalito e San Francisco. E reservo a última parte, como gran final, para percorrer a maravilhosa A1 (estrada costeira), que passa por Monterrey, Carmel e Santa Bárbara. Entendo que escrever sobre estas maravilhas do litoral do Pacífico é procurar inveja por todos os lados. Aí, o que me resta é sugerir que façam a viagem. Entretanto, desde já adianto: é bom demais, gente...
CONFISSÃO
Confesso, com toda humildade, que a cada viagem que faço, mais aumenta a minha vontade de nunca mais voltar ao Brasil. Pode parecer estranha esta declaração, mas é isso mesmo. Não fossem as barreiras impostas pela imigração, com certeza já teria desertado do Brasil, junto com toda a família. Além de poder exercitar, cotidianamente, a CIDADANIA também ficaria livre da exploração tributária, de tanta corrupção e de tanto desperdício de dinheiro público.
INFRAESTRUTURA
Quem viaja pelas inúmeras e fantásticas estradas dos EUA percebe o que é, de fato, a tal de infraestrutura rodoviária, que simplesmente não existe no nosso pobre Brasil. Mais: em todas as estradas, os viajantes tem à disposição uma fantástica estrutura turística, como shopping centers, hotéis de todas as bandeiras, restaurantes de todos os tipos de comida e diversos postos de combustíveis. Algo que, infelizmente, não veremos no Brasil, sem qualquer ironia, nos próximos 100 anos.
VEÍCULOS IMPORTADOS
Ah, só para concluir: a quantidade de veículos importados existentes nos EUA é simplesmente astronômica. E nem por isso o governo pensa em propor cotas de importação. Incrível, não? Pois é gente, aqui nos EUA, se os consumidores dão preferência por produtos importados é porque a indústria nacional não produz aquilo que o mercado quer, nem o que oferece mais satisfação.