Artigos

01 jun 2011

VIAGEM A CORÉIA DO SUL


Compartilhe!           

DUPLO PROPÓSITO
O governador do RS, Tarso Genro, está na Coréia do Sul. A viagem do governador gaúcho, que lidera uma comitiva composta de empresários e políticos, foi montada com um duplo propósito: 1- atrair investimentos coreanos para o RS; e, 2- observar o modelo de educação que simplesmente deu asas àquele rico país.
HYUNDAI
Pois, no quesito negócios, já no primeiro encontro, realizado com a direção da divisão de elevadores da Hyundai, o grupo coreano anunciou que pretende instalar uma unidade industrial no Estado. Excelente. Aplausos ao governador, pelo investimento conquistado.
ASSINATURA DO CONTRATO
A decisão coreana, obviamente, já estava tomada. Mas, para colorir a missão governamental foi mantida em segredo até a assinatura do contrato, que só ocorreu nesta oportunidade da visita de Tarso à Coréia do Sul. Foi muito bom assim, pois serviu para afastar o demônio das promessas geralmente não realizadas.
SEM IRONIAS
Pois, sem querer ironizar, polemizar e/ou ser crítico em demasia, principalmente porque Tarso Genro é petista da gema, o fato é que há bem pouco tempo atrás, só para fazer o registro, o governador e os petistas só tinham olhos para países comunistas, como é o caso da Coréia do Norte, que faz fronteira com a Coréia do Sul.
SORRISO ESCANCARADO
Aliás, basta ver o semblante dos petistas quando viajam a Cuba (por sinal, hoje o ex-presidente Lula está na Ilha dos irmãos Castro) e Venezuela, por exemplo: nessas ocasiões os olhos ficam cheios de brilho e os sorrisos se escancaram de forma impressionante, não é mesmo?
ESCOLHA CERTA
Mas, enfim, por incrível que possa parecer, Tarso não escolheu a Coréia do Norte para tratar de educação e fazer negócios. Uma prova de que o governador do RS de bobo não tem coisa alguma. Nestas horas, nada melhor do que ir atrás de países capitalistas, como é o caso da Coréia do Sul. Afinal, por que visitar um país pobre e falido, no norte, quando o vizinho, do sul, esbanja robustez econômica, com uma renda per capita de 28 mil dólares. A escolha de Tarso foi pra lá acertada.
NEOLIBERALISMO
O que vai acontecer mais adiante, quando o RS estiver se lambuzando com os investimentos conquistados em países capitalistas, já é previsto: os projetos e iniciativas capitalistas e neoliberais que exploram o povo brasileiro e, principalmente gaúcho, são verdadeiros demônios. Como tais precisam ser exorcizados daqui.Caso o governador Tarso receba o Ponto Crítico na Coréia sugiro que informe aos investidores asiáticos que o aeroporto de Porto Alegre só abre após a dissipação da neblina. Que venham na parte da tarde...