Artigos

17 mai 2007

UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO EUROPÉIA


Compartilhe!           

IMIGRANTES ILEGAIS
Os 27 países que compõem a União Européia vão precisar ser bem mais cautelosos ao contratarem empregados. Segundo proposta de Bruxelas, na Comissão Européia, a contratação de imigrantes ilegais pode custar muito caro. Até a prisão de empresários e/ou de pessoas físicas que contratam empregados domésticos, por exemplo.
CUSTO DA MÃO DE OBRA
Milhares de imigrantes têm chegado constantemente a Europa, já com a certeza da obtenção de emprego. Todos sabem que tem sido muito fácil encontrar trabalho por aqui porque muitos empregadores contratam trabalhadores ilegais. Não se trata de obra de caridade. É questão de custo de mão de obra mesmo.
PRISÃO
Controles prévios deverão ser implementados com verificação de permissão para residência ou outra autorização de trabalho dos imigrantes. E quem, ainda assim, não cumprir as exigências, estarão sujeitos a multas que vão desde o custo da repatriação do imigrante contratado até uma pena de prisão.
INSPEÇÕES
Para que o novo sistema tenha êxito a Comissão Européia deverá reforçar as inspeções. Atualmente, o controle não vai além de 2,8% das 22 milhões de empresas em todo o território europeu. Como é muito difícil chegar a um percentual mais adequado, a pretensão é fiscalizar algo como 10%, imaginando que assim já haveria uma boa contenção.
CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO
Como o assunto é grave e já está se transformando em problema sério para toda a Europa, a proposta inclui várias campanhas de sensibilização e disposições especiais para que os próprios imigrantes possam denunciar sua situação e com isto se beneficiem com permissões de residência embora com duração limitada.
EXEMPLO
Como isto não foi feito nos EUA, no tempo adequado, o problema de imigração ilegal lá chegou ao nível que se tem notícias. São de várias origens, mas só os mexicanos já são mais de 100 milhões vivendo em território americano. Aliás, este foi o exemplo usado pela Comissão Européia.
LIBERDADE DE IMPOSTOS
Organizado pela ACLAME em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, o Dia da Liberdade de Impostos de 2007 acontece no dia 25/05 e contará com a participação dos alunos das escolas de NH, que se engajam na Caminhada da Consciência Tributária pelas ruas da cidade.
DIA DA SOLIDARIEDADE
O SINEPE/RS ? Sindicato das Escolas Particulares do RS realiza neste sábado, dia 19 de maio, a Caminhada \"Ensino Privado Solidário?. A atividade integra as ações do Dia da Solidariedade e acontecerá no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. As escolas participantes sairão do Monumento do Expedicionário, a partir das 9h30min, e seguirão até o palco montado no parque levando cartazes e faixas sobre a temática da paz e da solidariedade.
PORTAIS DO GUAÍBA
A Prefeitura entrega hoje, às 14h30, na Rua Mário Totta, os dois primeiros Portais do Guaíba. Os finais das ruas Mário Totta e Otto Niemeyer receberam obras de tratamento paisagístico, incluindo ajardinamento, passeio público, locais para contemplação com bancos, colocação de lixeiras e instalação de iluminação.
PACTO
Aracruz Celulose, CST/Arcelor, Associação de Entidades Não-governamentais Ambientalistas do Estado do Espírito Santo (Asambiental), Cesan, Instituto Terra, Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul e Samarco assinarão, dia 18/05, na sede do Ministério Público Estadual, um pacto pela Mata Atlântica. O documento contém uma série de iniciativas públicas e privadas cujo objetivo principal é a identificação e o reconhecimento de medidas importantes para a recuperação de áreas degradadas e a revitalização dos remanescentes da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo.
VOCÊ SABIA...
... que a produção total de celulose no Brasil, em 2006, foi de 11 milhões de toneladas? Deste total, a Aracruz contribuiu com mais de 3 milhões de toneladas. Leia mais sobre o desempenho da companhia no Relatório Anual de Sustentabilidade 2006, no link www.aracruz.com.br/minisites/ra2006/doc/pdf/ra2006_pt.pdf.