Artigos

13 dez 2006

UM SÉRIO PROBLEMA CULTURAL


Compartilhe!           

MAU SENSO
Vejam que coisa interessante: partindo de dois ditados bastante antigos, onde um deles dá conta de que as pessoas aprendem com os erros, e outro, de que não há regra sem exceção, já temos todos os porquês do nosso persistente e lamentável atraso.
PERSISTIR NO ERRO...
Persistir nos erros, aqui no Brasil, é mais do que importante. É necessário. Algo que nos leva sempre a sair da condição de humanos para passarmos para a burrice, como diria um terceiro ditado. Como nada é aprendido, sempre deve existir alguém culpado onde o governante ou administrador público jamais se inclui.
O POVO!
Se o mundo todo mostra que aprende com os erros, o Brasil é a exceção. Justificamos a regra. Vejam, por exemplo, o que está acontecendo nos últimos dias na área política, principalmente no Legislativo: depois de tanta discussão, entrevistas, diagnósticos, relatórios e provas incontestáveis de que precisamos cortar despesas, os parlamentares fazem o oposto. E a imprensa diz que o governo foi derrotado. Governo? O povo, com certeza!
DESDE SEMPRE
Na questão do salário mínimo, basta fazer uma simples constatação: o PIB deve crescer 3,4% em 2007. E eles votam um aumento de despesas da previdência, via salário mínimo, de 7,14%. Pode? E no RS, só para dar um exemplo regional no Estado mais problemático e de difícil compreensão aritmética, o Judiciário ganha aumento também superior ao PIB. Perceberam? Os índices aprovados para reajuste de despesas são sempre acima dos encolhidos índices de crescimento. Desde sempre.
BURRICE CONGÊNITA
Em resumo: 1- despesa sempre tem preferência, pois conta com a paixão dos políticos que tem no seu DNA este compromisso. Burrice congênita. Já é uma questão cultural idêntica à paixão pelas carroças em Porto Alegre. Não vai mudar jamais.
ORELHAS DE BURRO
2- Já as receitas... bem, isto só pela via de mais e mais impostos. Nunca pelo crescimento da economia, da mais valia, do desenvolvimento. Isto explica o nosso baixíssimo crescimento do PIB que, com estes erros sempre repetidos e mais graves diminuem as chances de mais investimentos. O que mais cresce, no Brasil e no RS, são as ORELHAS. De burro!
ESPETÁCULO
Um grande espetáculo promete contagiar turistas e comunidade que estiverem em Canela dias 17 e 21 de dezembro. A organização do evento apresentará a obra Navidad Nuestra, do compositor argentino Ariel Ramírez, que compôs uma ópera sobre o nascimento de Cristo. A peça será interpretada por artistas locais, um coral de 60 vozes e a orquestra sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).Às 21h.
PRAÇA
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça e Carlos Smith, do Moinhos Shopping, entregam do dia 15, a Praça Maurício Cardoso já recuperada à comunidade do bairro Moinhos de Ventos. A partir das 10h, o espaço adotado pelo Moinhos Shopping vai estar movimentado com apresentações culturais e com a presença do Papai Noel.
INVESTIDORA
A Corporação Andina de Fomento (CAF), com sede na Venezuela, é a mais nova investidora da CRP Companhia de Participações. A CAF que até então vinha atuando principalmente na região norte da América do Sul, pela primeira vez investe em capital de risco no Brasil. Com o aporte, o Fundo CRP VI Venture passa a contar com R$ 61,5 milhões para investimentos.
VERSARE
A Versare Rede de Hotéis apresenta dia 20, durante café da manhã no restaurante Windrose, do Porto Alegre Ritter Hotel, o seu planejamento de ações para 2007. Criada em 2004 com o objetivo de atuar de forma associada para competir com as grandes redes de hotéis, conta com 25 unidades espalhadas pelo RS, 1965 apartamentos, 1000 colaboradores e cerca de 430 mil diárias por ano.