APAIXONADOS
O Brasil é um país muito pouco entendido. Tanto pelos próprios brasileiros quanto por estrangeiros, que se entusiasmam muito pelas praias, pelo clima e pela natureza, imaginando que por aí tudo acabará dando certo.
PATRIOTISMO
Esta paixão desmedida, que muita gente confunde com patriotismo, tem se revelado como um sério obstáculo quanto ao esclarecimento das razões que fazem do Brasil um país cheio de dificuldades para chegar ao patamar de primeiro mundo.
LENTOS E RÁPIDOS
O curioso, para não dizer lamentável, é que, da mesma forma com que os nossos governantes hesitam e/ou são muito LENTOS para tomar decisões importantes e necessárias, que poderiam fazer o país crescer e se desenvolver, são extremamente RÁPIDOS para criar impostos e aumentar despesas.
PROVAS DO ENEM
Se alguém está curioso e disposto a entender porque no Brasil a ficha leva muito tempo para cair, não precisa perder muito tempo. Basta ler nos jornais recentes o resultado das provas do ENEM. Nada poderia ser tão claro e transparente, gente.
FUTEBOL E CARNAVAL
Essa dificuldade para enxergar os problemas e agir no sentido de solução rápida, não pode ser vista como uma característica do povo alegre que gosta de futebol e carnaval. É fruto, isto sim, de uma educação deficiente. Ruim, para ser bem claro.Note-se que as melhores notas obtidas pelas instituições de ensino, mesmo sendo privadas, estão muito abaixo do razoável. As públicas então nem se fala.
POUCO CONFIÁVEL
Imaginem o seguinte: se o povo brasileiro fosse embalado para ser vendido no mercado em forma de extrato, o preço seria muito baixo. Menor do que o preço das formigas e gafanhotos em época de safra. Essa triste lentidão e/ou a falta de enfrentamento imediato dos problemas explica o porquê do Brasil ser um país de custo muito alto, limitado no crescimento, fortemente injusto e, por consequência, pouco confiável.
SEM PUDOR
O efeito dessa mistura de baixo nível educacional e comportamento ideológico atrasado, já virou uma triste tradição nacional. Além da teimosia para ficar no atraso, a indecisão já se identifica com soberba, presunção e arrogância. É como se o Brasil fosse um país fora da curva. Uma ilha de tranquilidade eterna sem o menor risco de vir a ser contagiado por problemas vividos pelo mundo existente ao seu redor. De novo: o mais curioso e revoltante é que os nossos governantes mostram lentidão e/ou inércia só para o bem. Para o mal são rápidos e certeiros.Sem pudor algum, ao invés de promover reformas para reduzir o fantástico custo-país, são insistentes e precisos para criar despesas públicas e aumentar impostos. Além, é claro, do prazer que nutrem pela corrupção.