Artigos

21 out 2013

UM NÃO AO DESENVOLVIMENTO


Compartilhe!           

ATITUDES COMPROMETEDORAS
Em determinados momentos, ao levarmos em conta as constantes atitudes e decisões tomadas pelos nossos atuais governantes, a impressão que os mesmos nos deixam é que não querem o crescimento e o desenvolvimento do nosso pobre país.
POVO ATRASADO
Entretanto, quando este mesmo governo anuncia que por absoluta falta de recursos é preciso conceder à outrem algum tipo de serviço (como é o caso da exploração de petróleo da bacia de Libra), aí quem entra em cena é o povo, que vai às ruas para dizer um solene -NÃO- AO DESENVOLVIMENTO. Pode?
DESENVOLVIMENTISMO
Diante do que estamos assistindo, principalmente nesses últimos dias, tudo leva a crer que muita gente (pessoas desprovidas de discernimento) entende que uma MATRIZ ECONÔMICA que leva o nome de -DESENVOLVIMENTISTA- é porque está fortemente comprometida com o DESENVOLVIMENTO. É de se imaginar, portanto, que esta é a razão (equivocada) para tamanho apoio ao DESENVOLVIMENTISMO, quando o certo deveria ser a luta constante pelo DESENVOLVIMENTO. Só pode...
INTERVENÇÃO DO ESTADO
O fato, para quem não se deu conta, é que o termo DESENVOLVIMENTISMO define as políticas econômicas baseadas na meta de crescimento da produção industrial e da infraestrutura através de forte intervenção e/ou participação do ESTADO, ao invés do MERCADO.
SOCIEDADE POR AÇÕES
Este grau de desconhecimento é de tal forma assustador, como está escancarado nos protestos ao leilão de Libra, que os vândalos contratados desconhecem que a Petrobrás é uma SOCIEDADE POR AÇÕES. Não entendem, portanto, que todos aqueles que detém ações da empresa são, de fato, seus proprietários. Mais: o Estado, por ser acionista majoritário, não é o único dono.
VASTA IGNORÂNCIA
A surrada expressão - O PETRÓLEO É NOSSO! - que continua sendo fortemente pronunciada e publicada em milhares de muros e paredes do país todo, esclarece o enorme déficit de educação que reina no país. Serve, lamentavelmente, para escancarar o quanto é vasta a ignorância do nosso povo.
SOLO E SUBSOLO
A partir deste pensamento oblíquo, não demora para que esses manifestantes, influenciados pela anestesiante ideologia do atraso, se convençam de que tudo que está no solo e no subsolo do Brasil deve ser público ou estatal. O que significa que os frutos e grãos produzidos no país são do povo. Atenção: O presente editorial só foi publicado depois das 15h40m de hoje. Tudo porque queria repercutir o resultado do leilão do Campo de Libra. Pois, pelo fato de se apresentar apenas um consórcio, mostra o quanto os investidores estão receosos com o Brasil. A falta de mais ofertas, como se vê, facilitou a vida do consórcio vencedor, que não precisou ofertar além do valor mínimo. Que tal?