Artigos

29 out 2010

ÚLTIMO SUSPIRO


Compartilhe!           

DOIS DIAS
Bem, só temos hoje e amanhã para poder fazer e acontecer alguma virada. Entretanto, tomando por base as pesquisas de quase todos os institutos, a situação está muito difícil, para não dizer impossível uma vitória de José Serra.
POPULISMO
Caso Dilma venha a ser eleita, embora muita gente vá dizer que fez a sua parte, infelizmente isto não vai melhorar a situação. Tampouco adiantará ficar repetindo que o nosso povo é movido por populismo e assistencialismo. Nada disso muda alguma coisa.
ANALFABETOS
Enquanto faltar discernimento e maturidade, pré-requisitos indispensáveis para uma real existência de cidadania, muito pouco pode ser feito. Quando o Brasil se tornou independente, como 99% da população eram analfabetos, estes não podiam votar.
ANALFABETISMO PREOCUPANTE
Hoje, embora a situação esteja um pouco melhor em termos de alfabetização, o componente -analfabetismo funcional- é preocupante. Propõe, inclusive, um percentual de despreparados muito parecido com aquele registrado no período Imperial. Com um detalhe: todos votam. Até os imaturos, acima de 16 anos, se assim desejarem.
CONSOLIDAÇÃO DO REGIME
Bem, esta análise fica para mais adiante. Enquanto há tempo e esperança o meu compromisso é fazer de tudo para tentar evitar o bolivarianismo. Uma vitória de Dilma é a garantia desta loucura. Mais: no mínimo mais oito anos de PT no governo. Prazo suficiente para uma consolidação do regime. Que tal?
AMEAÇAS
Tenho recebido mensagens dizendo que Lula também foi uma ameaça que acabou não se confirmando. Perfeito. Isto, porém, aconteceu, exclusivamente, na área macroeconômica. Os compromissos bolivarianos, que o PT não abre mão, vão se acentuar com Dilma. Aí não haverá mudança de atitude.
LIBERDADE
Chamo a atenção para este aspecto porque muita gente pensa que só existe risco econômico. Com o avanço inevitável do programa bolivariano, a liberdade estará ameaçada, o que respingará mais adiante na própria economia. Sem liberdade não há economia com boa saúde.