EVENTO POSITIVO
Ontem, poucas horas antes do encerramento da Feira, procurei saber qual o sentimento que alguns expositores e visitantes tiveram deste SIAL 2010. Mesmo precisando enfrentar uma semana de greves, manifestações e complicações no trânsito, a maioria considerou o evento muito positivo.
EMPRESAS BRASILEIRAS
O Brasil, que vem ganhando boa atenção nos últimos anos, esteve representado por cerca de 100 empresas no SIAL 2010, sendo 20 do RS. Empresas estas de vários ramos, como: massas e biscoitos, café, carnes (bovina, frango e suína), chocolates e doces, bebidas (cachaça,vinho), lácteos, frutas, sucos, castanhas e temperos.
FRANGO
O setor de frango, por exemplo, já exportou somente este ano 12 milhões de toneladas, com uma cifra de 6,8 bilhões de dólares. Segundo o presidente da ABIEF, Francisco Turra, o Brasil tem potencial para dobrar as exportações para a União Européia. Contudo, afirmou Turra, apesar desse enorme interesse externo, o fator câmbio torna muito difícil a exportação. Quem não sabe?
CARNE COM VINHO
No estande da Associação Brasileira da Indústria de Carnes (ABIEC), bastante cortejado em todos os eventos, o já costumeiro churrasco servido aos visitantes esteve, desta vez, acompanhado por vinho brasileiro, a maioria de vinícolas do RS. Vinho brasileiro na França? Até pode ser, mas ainda assim prefiro os nacionais. Daqui, é claro.
VINHO
Neste SIAL, a participação das empresas brasileiras do setor vinícola foi a maior de todas até aqui: 9 no total.Três vinhos brasileiros foram premiados no -Best Buy- (melhor compra): Salton Flowers (Salton); Premium Moscatel (Casa Valduga); e o Pinot Grigio (Miolo). A premiação se deu pela relação qualidade/preço. Os vinhos foram selecionados entre 148 amostras de diversos países, ficando na lista dos 29 vinhos premiados em 10 categorias diferentes.
SUCO DE UVA
O suco de uva brasileiro debutou neste SIAL 2010. As empresas participam do programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva e foram apresentadas no estande coletivo do RS, juntamente com o vinho e a cachaça.O mercado de suco de uva tem crescido de 15 a 20% ao ano, em média, sendo que os sucos 100% naturais têm um incremento ainda maior, em torno de 40%. Toda produção de suco tem sido absorvida, o que leva as empresas apostarem no setor.
DICAS DE PARIS
Conforme prometido ontem, atendendo às solicitações de quem está com viagem marcada para Paris e precisa de algumas dicas, sem dar a mínima para as greves, anotem estas:PÂTISSERIE DES RÊVES ? Rue Du Bac, 93. O nome já diz tudo: os doces são fantásticos na apresentação, ricos nos sabor e impecáveis na embalagem. Simplesmente espetacular. ? Bairro Saint Germain.AU BON MARCHÉ - Rue de Sèvres, 38. A mais antiga loja de departamentos de Paris. Não deixe de visitar a parte de alimentação que conta com especiarias e bebidas maravilhosas. Impossível não comprar algo. Fica no Bairro Saint Germain.BISTRÔS - Escolha qualquer bistrô da Rue Cler e arredores (entre Av. Bosquet e Les Invalides), para um almoço. São ruas repletas de pequenas lojas e inúmeros bistrôs agradáveis e elegantes. RESTAURANT MONTPARNASSE 1900 ? Frequentado basicamente por parisienses. Atenção: 1900 é uma referência à época e não ao número do prédio, que fica na Av. Montparnasse quase na esquina com a Rue de Rennes.MUSEU RODIN - Rue de Varenne, 79 - Um dos mais belos museus de Paris, ocupa uma mansão do séc. 18, em que Rodin morreu em 1917. Há várias esculturas expostas no jardim da mansão, entre elas destacam-se O Pensador e A Porta do Inferno.