BOATO
Na semana passada começou a circular um boato no mercado dando conta de que a presidente Dilma estaria disposta a mudar o comando do Ministério da Fazenda. Caso se confirme tudo que está sendo comentado, o INCOMPETENTE Guido Mantega estaria sendo substituído pelo ALQUIMISTA Arno Augustin.
FICA, MANTEGA!
Depois que tomei conhecimento deste -disse me disse- fiquei pensando se não deveríamos dar início, com urgência, de uma campanha tipo: FICA, GUIDO MANTEGA! Mesmo considerado um dos piores da história desse país, o seu (possível) substituto tem tudo para provocar, em breve, um sentimento forte de saudade do atual titular da Pasta.
-OSCAR- DE MAQUIAGEM
É bom lembrar que Arno Augustin, titular da Secretaria do Tesouro Nacional, tem especialização em MAQUIAGEM e EFEITOS ESPECIAIS. Só não vai concorrer ao Oscar porque a sua inscrição não foi feita a tempo. Depois da maquiagem que fez com as contas públicas do país, no apagar das luzes de 2012, que denominou de CONTABILIDADE CRIATIVA, Arno Augustin não teria concorrente à altura.
DUAS ESPECIALIDADES
Como já virou praxe em todos os governos petistas e em boa parte dos governos peemedebistas aliados, todos os escolhidos para ocupar qualquer um dos inúmeros ministérios precisam provar que tem, no mínimo, uma de duas especialidades: a primeira é a CORRUPÇÃO; a segunda, a INCOMPETÊNCIA. Se for portador das duas, aí é a glória.
NOVO PRÉ-REQUISITO
Agora, o governo Dilma pode estar acrescentando mais uma especialidade, ou pré-requisito, caso se confirme o boato sobre a saída de Guido Mantega e a entrada de Arno Augustin: MAQUIADOR. Não é de se estranhar se daqui a pouco o governo resolva abrir um concurso público para contratação de gente capaz de entortar números.
PRESTIDIGITAÇÃO
Se a situação das contas públicas de 2012 exigiu alguma familiarização com a prestidigitação, para o atual exercício de 2013 o trabalho já promete ser maior. Daí se depreende que o boato tem um bom fundo de verdade. Afinal, nada melhor do que o próprio ministro da Fazenda para dar as cartas sobre como fazer para enganar os pobres contribuintes e cidadãos brasileiros.
ILUSIONISMO
Vale lembrar que prestidigitação é o ato de escamotear, iludir. Assim, profissionais da área não mudam a realidade das coisas, certamente. Mágicos não fazem objetos desaparecer, gente. Eles, no máximo, mudam o objeto de lugar, tirando do alcance dos olhos dos espectadores. Quem acredita no desaparecimento, além de tolo é incompetente. Mostra, inclusive, credenciais para ser ministro.