NEW YORK
Como fico esta semana em Nova Iorque, amanhã escrevo alguma coisa sobre o que vejo e recomendo nesta magnífica, porém gélida cidade.
FICHA ENLAMBUZADA
Hoje, diante da enorme repercussão que a lei da Ficha Limpa está provocando, principalmente depois que o STF enlambuzou, tanto a vontade expressa do povo quanto a aprovação da lei no Legislativo, não posso deixar de fazer alguns comentários. Afinal, aquilo que um dia já foi um projeto que milhões de brasileiros apoiaram, e acabou em lei depois de aprovado no Legislativo, simplesmente foi para o espaço.
PARA O ESPAÇO
Tudo porque, tão logo o sinistro ministro Luiz Fux assumiu, o STF, por maioria de votos, deixou a lei da Ficha Limpa sem condições de ser cumprida e sem data para entrar em vigor (?) A confusão criada pelo ministro, recentemente empossado, o qual desempatou em favor dos facínoras, é tamanha que ninguém sabe qual será o próximo capítulo do monstrengo.
LEI DO FUTURO
O sinistro Fux, para tentar esconder a sua preferência por corruptos na política, chegou a dizer que a lei da Ficha Limpa é a Lei do Futuro. Com detalhe: não fixou a tal data futura, que pelo andamento dos acontecimentos e dos comentários pode ser em 2012, 3012 ou 10012. Que tal?
NUNCA ANTES....
O que mais dói nesta questão é que, NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS, o povo brasileiro havia ido tão longe para exigir de seus representantes a aprovação de uma lei que, de uma vez por todas, impedisse candidaturas de políticos desonestos. Observem que o desespero da sociedade chegou a tal ponto que até uma lei foi exigida para tanto. Pode? NÃO! - Pois, por incrível que possa parecer, bastou o povo querer, pressionar e exigir que ao menos desta vez fosse feita a sua vontade para que metade mais um dos ministros do STF dissesse um sonoro NÃO! ao povo. Incrível, não? Como a maioria (seis) resolveu ficar ao lado da safadeza (esta é a única justificativa encontrada pela sociedade boquiaberta) a impressão que esta turma deixou é de que não querem que a lei entre em vigor. Dá para acreditar?
DEFENSORES DA SAFADEZA
Se o Legislativo já é uma instituição pra lá de desacreditada, a considerar o comportamento de grande parte dos deputados e senadores, pelo menos na Justiça todos os brasileiros ainda estavam dispostos a acreditar. Depois dessa só acreditam que a maioria dos seus membros defende a safadeza, certamente.Como os ministros do STF, os do contra, precisavam encontrar pêlo em ovo, parece que encontraram no texto da lei. Como a decisão da Justiça é para ser cumprida, o povo quer saber o que deve ser cumprido. A única coisa que sabe é que a sua vontade foi negada. De fato, ninguém sabe se a lei existe. E, se existe, ninguém sabe quando entrará em vigor e quem se enquadra nela.
PIOR DO QUE ESTAVA
Resumo: tudo ficou bem pior do que estava antes da lei existir. Há, inclusive, quem esteja imaginando que só pode ser político quem tem a ficha suja. E, aquele que tinha ficha limpa está num dilema danado: ou cai fora, por falta da necessária mancha no currículo; ou suja de vez praticando, urgentemente, uma falcatrua.