DORMINDO
A apressada (ou ingênua) expressão - O GIGANTE ACORDOU -, que vem sendo exaustivamente utilizada pelos meios de comunicação com o propósito de explicar a saída repentina do povo às ruas, deixou muito claro o quanto é baixo (ou inexiste), o discernimento da maioria dos brasileiros.
TRATAMENTO
O Gigante - Brasil - gente, infelizmente não acordou e também não vai acordar tão cedo. Tudo porque vem sendo submetido a um tratamento longo e contínuo com uso indiscriminado de drogas muito pesadas.
FALSA FELICIDADE
O efeito deste continuado estado de torpor faz com que o embriagado povo brasileiro tenha sucessivos surtos de uma falsa felicidade.
DESENVOLVIMENTO
Portanto, como as drogas têm poder anestésico, o sono se prolonga por semanas, meses e anos. Como a possibilidade do reconhecimento da razão é ínfima, nos curtos momentos em que permanece acordado a maioria acredita, piamente, que o país está em franco desenvolvimento.
SITUAÇÃO ECONÔMICA
A situação econômica, que foi muito festejada sem muita razão, mudou faz tempo. Hoje, como foi noticiado no jornal Valor na semana passada, o Brasil já está sendo percebido como um mercado com RISCO MAIS ELEVADO para se investir.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
O custo do CDS - Credit Default Swap -, medida de risco usada internacionalmente, já supera os 185 pontos-base, ou seja, bem superior ao dos países com a mesma classificação de risco. Investidores estariam considerando, nos preços dos títulos brasileiros negociados no exterior, um possível rebaixamento do país.
NEGATIVA
Em junho, para quem não sabe ou não acompanha, a agência de classificação de risco -Standard & Poor\\\s- mudou a perspectiva da nota brasileira de ESTÁVEL para NEGATIVA. Como os brasileiros em geral não deram a mínima para o assunto é de se admitir que o Gigante está DORMINDO.