SEM SURPRESA
Embora muita gente tenha ficado mais indignada ainda, com o novo aumento de salários e outros ganhos que os parlamentares se autoconcederam ontem, uma coisa é certa: desta feita ficou surpreso. Afinal, este comportamento safado já virou rotina. É hoje, lamentavelmente, uma constante no ambiente político brasileiro.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Para quem aprecia a história deve estar fazendo uma boa e correta comparação destas atitudes, cada vez mais ousadas e provocantes dos nossos políticos, com os acontecimentos que deram origem a Revolução Francesa. Como a guilhotina está totalmente fora de moda, algum outro instrumento deverá ser usado. O qual entrará para a história como símbolo da limpeza que precisamos fazer por aqui.
DISPERSÃO
O que está retardando uma pressão mais definitiva, ou uma atitude mais forte e adequada, é a dispersão pela quantidade de safadezas praticadas a cada dia. Como moscas tontas, a sociedade brasileira é inofensiva. Grita contra uma safadeza e já a esquece no dia seguinte. Tudo porque uma outra safadeza maior já lhe tira a atenção da anterior. Esta importante falta de concentração num assunto, como se sabe, acaba anulando as chances de uma possível conquista.
PIADA
Enquanto continuarmos omissos, com falta de planejamento e de objetividade, não vamos obter êxito em qualquer dos pleitos que julgamos justo querer conquistar. Continuaremos por muito tempo como vítimas que só adoram gritar e espernear. Já está ficando ridícula esta nossa reação. Virou piada onde nós mesmos já estamos rindo de atitudes tão bobas.
VIVA A CHINA!
O Legislativo da China aprovou na semana anterior uma importante lei de propriedade privada. O que significa que a partir de agora passa a ser crime a apropriação indevida ou a depredação do patrimônio privado. Enquanto a China vai para frente o Brasil anda para trás no quesito. Sim, aqui o MST faz invasões, depreda e se apropria de terras. E ainda ganha tapinhas nas costas do governo e adeptos apaixonados. Viva a China.
FOCO EQUIVOCADO
Muitos empresários do setor calçadista estão se dizendo prejudicados porque tem grande dificuldade para exportar. E isto tem servido de justificativa para anunciar demissões de trabalhadores. O curioso é que, para estes maus empresários, não havendo mercado externo simplesmente não há saída. Ora, o Brasil não é tão pequeno para vender. Grande são os custos internos (impostos e encargos sociais trabalhistas) que impedem mais negócios. É isto que precisa ser dito pelo setor.
RACIOCÍNIO
Mas, voltando ao alegado problema da responsabilização do câmbio, vamos raciocinar: se não fosse pela alegada cotação baixa do dólar, mas por exclusiva falta de vontade dos compradores internacionais o desinteresse pelos calçados do Vale, o que diriam os tais exportadores?
HOMENAGEM
A Assembléia Legislativa de Santa Catarina concederá, no dia 27 de março, às 19h, o título de Cidadão Catarinense ao empresário gaúcho Péricles de Freitas Druck, presidente do Grupo Habitasul. A sessão solene acontecerá no Plenário, em Florianópolis. A homenagem prestada a Péricles de Freitas Druck deve-se aos projetos de ponta desenvolvidos pela Habitasul em Santa Catarina, nos setores imobiliário e industrial. Essas iniciativas viabilizaram a atração de investimentos, geração de empregos e qualidade de vida àquele estado. Parabéns.
FÓRUM
Nesta terça-feira (27/03), em reunião-almoço na Federasul, acontece o primeiro ?Fórum de Equilibristas?. Organizado pelo IBEF o evento tem como tema: Soluções para o Futuro. - O Mercado em Debate.
REUNIÃO ALMOÇO
O diretor comercial do Sistema Usiminas, Idalino Ferreira, será o palestrante da reunião-almoço da Associação do Aço do Rio Grande do Sul ? AARS, às 12h30min desta terça-feira (27.3) na Fiergs. Falará sobre o tema \"A Estratégia da Usiminas Diante dos Desafios do Novo Cenário Siderúrgico\". Informações: fone (51) 3228.3216.
PLANEJAMENTO FAMILIAR
A ONG Brasil Sem Grades, juntamente com o Ministério Público do RS, realiza o II Fórum Regional de Planejamento Familiar, no dia 26 de março, às 9 horas, no Auditório da Promotoria de Justiça (Av. Independência, 2.372 - Exposição) em Caxias do Sul. O evento tem como objetivo mobilizar os municípios a adotarem a aplicação da política de Planejamento Familiar e agregar as organizações, governamentais ou não, interessadas com a problemática em questão. A campanha visa à mobilização da sociedade civil, tendo em vista o fortalecimento do novo conceito de Planejamento Familiar: a paternidade consciente