Artigos

22 out 2013

SÓ PARA ESCLARECER...


Compartilhe!           

TENTATIVA DE REALIZAÇÃO
Antes de tudo esclareço que estou perfeitamente convencido de que é uma enorme perda de tempo querer esclarecer o que, de fato, aconteceu no comentadíssimo -Leilão de Libra-, que o governo Dilma pretendeu realizar, na tarde de ontem, no RJ.
OPINIÃO FORMADA
Pois, mesmo sabendo que é impossível querer mudar a cabeça de quem já tem OPINIÃO ABSOLUTAMENTE FORMADA sobre o tema -PETRÓLEO- (enorme parcela do nosso povo), por dever de ofício e principalmente, por convencimento, vou em frente. Assim, queiram ou não, eis o que, de fato, aconteceu :
EXPLORAÇÃO
1- A operação de EXPLORAÇÃO de petróleo existente na Bacia de Libra, que o governo colocou em leilão, por falta de concorrentes acabou sendo arrematada pelo único grupo interessado. Ou seja, a tentativa de fazer um LEILÃO ( forma de negociação que implica em disputa por lances progressivos de preço a partir de um valor mínimo, ou livre) acabou frustrada.
PRIVATIZAÇÃO? JAMAIS!
2- A PRIVATIZAÇÃO, como a maioria do povo brasileiro entendeu, ou foi levada a entender pela mídia, jamais foi cogitada pelo estatizante governo Dilma. O que houve, de fato, foi a contratação onerosa (pelo preço mínimo fixado), em forma de partilha, por um consórcio de empresas interessadas em explorar o petróleo porventura existente na camada pré-sal, na Bacia de Libra. Antes de encerrar, não posso deixar de dizer que se houvesse uma total e geral PRIVATIZAÇÃO (da Petrobrás e de todas as empresas públicas), o Brasil ganharia muito. Muitíssimo. Ponto final!
MUDANDO DE ASSUNTO
Mudando de assunto, quando escrevo dizendo que o amadurecimento de qualquer proposta de obra que é anunciada no RS leva, no mínimo, 20 anos para começar a ser construída, há quem diga que exagero demasiadamente com pessimismo.
OBRAS ANUNCIADAS
Para estes mais entusiasmados recomendo que acendam uma luz forte para iluminar a memória, pois a Terceira Perimetral levou, como se sabe, 30 anos para se tornar uma realidade em Porto Alegre. Já a nova ponte do Guaíba, se tudo der certo daqui para frente, o anúncio da sua construção já completou 40 anos. E o metrô, então, nem se fala: atrasado há mais de 20 anos, dificilmente veremos a curtíssima primeira linha concluída em 2020.
CAIS MAUÁ
Para ficar somente com alguns exemplos, quanto à revitalização do Cais Mauá, que foi anunciada em 1991, durante o governo de Alceu Collares, só ontem teve publicado no Diário Oficial da União a autorização para o início da obra. De novo: como autorização para construir não significa obra pronta, na Copa de 2014 aquela atração turística não estará disponível. Que tal?