PALESTRAS
As palestras proferidas nesta semana, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega e pelo presidente do BC, Henrique Meirelles, no seminário promovido pela LIDE ? Grupo de Líderes Empresariais-, em SP, foram recebidas pelos presentes com muitos aplausos.
GRUPO LIDE
Considerando que só foram admitidos ao encontro os associados do Grupo LIDE, cujo propósito é reunir empresários e dirigentes de corporações de destaque nas mais diversas áreas, estimulando, assim, a discussão de vários assuntos onde há compromisso sério com o desenvolvimento econômico, os aplausos não poderiam ser tão frenéticos.
INFRA-ESTRUTURA
Mesmo que o Brasil esteja passando por um momento economicamente melhor, graças a uma política macroeconômica mais ajustada, não significa que o futuro está garantido. A prova está na sempre limitada infra-estrutura, que já começa a preocupar.
PARA APLAUDIR
Pois nem assim os empresários que lá estiveram enfrentaram o ministro da Fazenda, exigindo reformas. Ficaram quietos. Ou melhor: foram lá, como se viu, só para aplaudir. Sem reivindicar.
MAIS FELIZES
Todos nós sabemos que toda a autoridade, qualquer que seja, quando convidada para um evento, o discurso preferido é sempre positivo. Ninguém se apresenta para dizer que o horizonte é preocupante caso não sejam feitas essas ou aquelas correções de rumo. Tudo, como sempre, é relevado, para deixar as platéias, que gostam ser enganadas, mais felizes.
FORÇA ASSOCIATIVA
Não basta, portanto, o Ponto Crítico ficar criticando ou advertindo sobre aquilo que os próprios empresários podem e precisam fazer. É preciso, sim, que as associações, que tornam os grupos mais fortes, usem os eventos com o propósito de manifestação para a conquista dos pleitos necessários.
CONVENCIDO PELOS APLAUSOS
Confesso que este último Seminário promovido pela LIDE, me deixou frustrado. Mais uma boa oportunidade de reivindicação foi perdida, gente. Perdida através dos aplausos incríveis que deram a certeza ao governo, cujo representante saiu de lá muito convencido de que tudo está bem e nada deve ser mudado.