Artigos

21 out 2010

SIAL - ENCERRAMENTO


Compartilhe!           

TÍTULO DE ONTEM
Pela facilidade que tive para me deslocar ao Parque Villepinte, o título que dei à edição de ontem - A VOLTA AO NORMAL - me parecia apropriado. Principalmente, depois da complicada terça-feira em toda a França. Engano.Se o caminho para chegar ao SIAL estava fluindo bem, outras estradas permaneciam bloqueadas por caminhões.
O DIREITO DE GREVE
O chamado direito ? democrático - que cada cidadão tem de fazer greve deve ser igual ao sagrado direito que cada um tem de não aderir à greve. Greve. Isto tem outro nome: terrorismo. Fere o princípio, que todos têm, de ir e vir.
DEGUSTAÇÃO
Diante de um número tão expressivo de expositores (5.700) do mundo todo é simplesmente impossível visitar todos os estandes do SIAL. Por isso, nada melhor do que procurar aqueles que oferecem produtos mais admirados à degustação. Afinal, a feira é de alimentação, não?
REGIÕES DA FRANÇA
Como hoje é o último dia da feira, e na parte da tarde o desmonte já será iniciado, aproveitei o dia de ontem para curtir o melhor espaço do SIAL: o local reservado aos estandes das 22 regiões da França. Um show. Como ninguém é capaz de degustar tudo que é oferecido, o melhor é escolher aqueles em que os Chefs preparam maravilhosas mini porções usando, exclusivamente, as especiarias da região. Caso da Borgonha, Bretanha, Provence e Languedoc Roussillon, por exemplo. Uma loucura, gente..
IRRECUSÁVEIS
As mini-porções, servidas a toda hora, sempre acompanhados de saborosos pães, vinhos e champanhes (franceses, obvio), são simplesmente irrecusáveis. A que mais me agradou, se é possível dizer isto, ficou por conta de um Coquille Saint Jaques grillée, com alho poró e champignon. Que tal?
DICAS DE PARIS
Amanhã, entre os últimos comentários sobre o SIAL, satisfazendo a vontade de vários assinantes, darei algumas dicas de Paris. A temperatura, mesmo baixa para a época (entre 2 e 10 graus), é muito convidativa para boas refeições e caminhadas.
BORDOADAS
Os militantes petistas, pelo que estamos vendo, não admitem perder esta eleição para presidente. O medo de que isto venha acontecer é tanto, que tentaram eliminar o candidato José Serra antes do pleito. No mais alto estilo nazista, não?Com a possível vitória de Dilma, a situação fica só um pouco mais cômoda, mas não resolvida. Basta Dilma não cumprir o programa bolivariano para que seja alvo de inúmeras bordoadas. Desta vez, pelo que se admite, ninguém vai segurar o ávido programa comunista e estatizante.