Artigos

17 abr 2012

SHOW DE ABERTURA


Compartilhe!           

TODO JOVEM É MILIONÁRIO
No primeiro painel do Fórum da Liberdade o tema desta edição -
2037: QUE BRASIL SERÁ O SEU?
contou com a participação de Roger Agnelli (ex-presidente da Vale). Agnelli foi enfático ao dizer que - todo jovem é milionário porque a juventude é que tem o poder de transformar o país, pois pode arriscar, sonhar e implantar tudo o que deseja. Quanto à infraestrutura está consciente de que este é o grande gargalo do nosso País. Para melhorarmos, dependerá de qual velocidade o Brasil adotará para mostrar como chegaremos lá, concluiu.
JUROS E IMPOSTOS
O segundo debatedor foi André Johannpeter (grupo Gerdau). Segundo André, graças à iniciativa privada empreendedora, o brasileiro tem o poder de se adaptar. Sobre o Brasil de 2037, Johannpeter deseja que a educação seja prioridade e que as taxas de juros e a carga tributária não sejam campeãs.
AEROPORTOS
O terceiro debatedor foi Guilherme Paulus (grupo CVC). Focado no turismo, Paulus abordou sobre a oportunidade de aproveitar a Copa do Mundo e as Olimpíadas como extremamente importantes para dobrar o número de turistas no Brasil. Mas foi infeliz em dizer que os nossos aeroportos não são ruins. Foi considerado, por vontade própria, o Mala do evento.
O ASTRO
O último debatedor a se apresentar foi o consultor Vicente Falconi, que ganhou o público presente. Para ele, a solução para que o Brasil de 2037 seja melhor, é a educação, sendo o ensino fundamental a grande prioridade. Falconi disse que é preciso dar educação aos meninos novos. Discorda em fornecer verbas para pagamento de ensino superior se o fundamental for ruim.
O MAIS APLAUDIDO
Com total autoridade, Falconi foi enfático ao dizer que é preciso mudar as prioridades e focar nas crianças, para que daqui a 25 anos tenhamos 50% da nossa população com curso superior completo. Também falou sobre o conceito de potencial mental, que diz que cada pessoa tem uma cota de aprendizagem diária. -São as metas certas sobre os indicadores certos. A meta dá a direção do aprendizado, concluiu o mais aplaudido da noite de abertura.
PRÊMIO LIBERTAS
Depois do discurso do advogado Carlos Fernando Souto, agraciado com o Prêmio Libertas, na solenidade de abertura do 25º Fórum da Liberdade, ontem à noite, não sei se a senadora Ana Amélia Lemos, que estava na mesa das autoridades, continuará apoiando a comunista, Manoela D?Ávila, candidata a Prefeita de Porto Alegre.Das duas uma: 1- ou a senadora não ouviu e/ou não entendeu o teor do discurso do agraciado, o que poderia fazer com que desistisse de apoiar a comunista Manoela; ou, o que lamentavelmente me parece, 2- Ana Amélia só se fez presente no evento por questão meramente protocolar.
PRÊMIO LIBERDADE DE IMPRENSA
Desta vez, o prêmio Liberdade de Imprensa, troféu que tive a honra de ter sido o primeiro a receber, foi entregue ao presidente do grupo RBS, Nelson Sirotizky. No seu discurso, Sirotsky criticou severamente (com o meu apoio) as intenções do governo de criar conselhos de comunicação, que - nada mais são do que a mal disfarçada intenção dos governantes de interferir na livre comunicação.