Artigos

13 jan 2009

SENSAÇÃO ESTRANHA


Compartilhe!           

SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA
A crise econômica atual, que já tomou conta do mundo todo, está sendo comparada com a de 1929. Como só um ou outro habitante do planeta ainda permanece vivo para contar a experiência vivida na Grande Depressão, a Crise de 2009 está deixando uma sensação estranha no ar. Uma sensação de impotência.
MILAGRE
Considerando que os terráqueos vivos nunca haviam passado por algo semelhante, é difícil descrever o que está se passando nas suas cabeças. Arriscando, eu diria que a impressão, para muitos, é de que o mundo está parando. Embora isso não passe de um grande absurdo, o fato é que nessas horas muita gente fica à espera de que um milagre aconteça para que tudo volte ao normal.
MILAGREIRO DA HORA
E o milagreiro da hora, que todos estão esperando ansiosamente, é o novo presidente dos EUA, Barack Obama, que será empossado na terça-feira da próxima semana, dia 20 de janeiro.
LÍNGUA CONTROLADA
Até agora o profeta Barack Obama tem controlado muito a língua. De forma inteligente tem evitado fazer declarações sobre aquilo que ainda diz respeito ao governo Bush. É correto este comportamento, no meu entender. Afinal, se a lei diz que seu governo começa no dia 20, e a encrenca é pesada, não há porque se antecipar.
YES WE CAN
Como grande parte do povo americano continua gritando - Yes, We Can -, acompanhado de seguidores do mundo todo, Obama, segundo esse enorme contingente de apaixonados não pode decepcionar. Sabendo do abacaxi econômico que vai enfrentar, já está pedindo munição ao Congresso para tentar acabar de vez com o tigre representante da crise.
ORIGEM E SOLUÇÃO
Como a crise se originou nos EUA, embora muitos países sofriam do mesmo mal, o que todos esperam agora é que a solução saia do mesmo lugar. Afinal, quem detém 1/3 do PIB mundial é quem tem mais cacife para ditar as cartas para o bem ou para o mal. Esperamos que tudo aconteça da melhor forma, embora muitos países precisem, com urgência, fazer a lição de casa. É o nosso caso, certamente.
DIPLOMACIA INFANTIL
Mais uma vez o Brasil deu demonstrações de ingenuidade diplomática. Em atitude patética, o embaixador Celso Amorim, cheio de pretensão, e jogando para uma torcida nada esclarecida, tratou de pedir paz no Conflito de Gaza. Ora, ora, gente. Quem é Amorim para falar em paz, quando o Brasil vive uma guerra sem precedentes, tanto no crime organizado quanto o desorganizado? Sai pra lá.