Artigos

10 jun 2009

SAINDO DA RECESSÃO


Compartilhe!           

O PIOR JÁ PASSOU
Considerando que, embora negativos (-0,8%), os números do PIB do primeiro trimestre de 2009 foram muito melhores do que os do último trimestre de 2008, dá para afirmar que o pior realmente já passou.
SOBRA DESINFORMAÇÃO
A mídia aberta, infelizmente, não apanhou assim a informação. Ainda não se deu conta, talvez, de que a economia é dinâmica. Com conhecimentos tão limitados de seus colaboradores, não consegue fazer a correta leitura dos números. Por isso sobra tanta desinformação.
SAINDO
O Brasil, pelo andamento da sua economia, mostra que não está em recessão. Está saindo dela. O boletim divulgado ontem informa, claramente, que a recessão esteve presente no período compreendido entre setembro de 2008 e março de 2009.
JUNHO
Como estamos em junho, ou seja, quase no final do segundo trimestre do ano, a recuperação da economia nos meses de abril e maio, mais os poucos dias de junho, embora tímida já identifica uma tendência clara de que a recessão já está saindo de cena.
TENDÊNCIA
O importante, portanto, é a tendência. E aí ela se mostra bastante satisfatória. Se comparada com a maioria dos países do primeiro mundo, os nossos números são invejáveis. Mesmo estando atrás da Índia e da China.
FOCADA NOS JUROS
A mídia, pelo que se vê, ouve e lê, está, como sempre, mais focada na taxa Selic, que hoje deve ser reduzida pelo COMPOM. Mas deixa de lado, infelizmente, as críticas que deveria centrar nas reformas e nos insuportáveis impostos. Confundem, portanto, causa com consquência.
PLANO DE CARREIRAS
Ontem, no Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius reuniu a imprensa para informar, através do professor James Fishkin, da Universidade de Stanford, a respeito da magnífica pesquisa deliberativa sobre as carreiras de Estado, realizada pela primeira vez no país e no RS.Lamento, profundamente, que este governo não está sendo avaliado, nem considerado, pelos acertos administrativos, que são simplesmente fantásticos. O lado político ruim, infelizmente, está escondendo o que de bom está acontecendo. É uma pena.