Artigos

10 nov 2017

ROMBO MAIS ENXUTO?


Compartilhe!           

SEM AVISO PRÉVIO

Agindo de forma pouco educada, sem informar previamente que não estava disposto a trabalhar, ou funcionar, o meu -note- resolveu tirar uma folga, o que impossibilitou a publicação do editorial de ontem, quinta-feira. Daí a razão pelo cano que fui obrigado a dar aos meus leitores, justamente num momento em que pode acontecer de tudo, menos folga. 


TEMA DA SEMANA

Como o assunto predominante desta semana foi a necessária e urgente  Reforma da Previdência, nada mais importante do que encerrar o período falando ainda mais deste tema. Principalmente, porque a maioria dos deputados federais dá a clara impressão de que não quer entender o quanto as duas Previdências (uma, que atende à privilegiada PRIMEIRA CLASSE; outra, que integra a estúpida SEGUNDA CLASSE de brasileiros) são responsáveis diretos pelo crônico DÉFICIT DAS CONTAS PÚBLICAS.


SUSPIRO

Pois, na terça-feira, quando o presidente Temer, convencido de que a Câmara Federal não se mostra disposta a aprovar a reforma, resolveu -jogar a toalha-, esta atitude surtiu efeito considerado como positivo pelo mercado. Entretanto, o que de fato se viu foi apenas a disposição da possibilidade de que venha a ser aprovada uma REFORMA MAIS ENXUTA da Previdência. 


PELA METADE

Ora, o que o Brasil menos precisa é de REFORMAS ENXUTAS, que nada mais são do que REMENDOS. Ou fazemos o que deve ser feito, de forma COMPLETA, ou nunca vamos sair do atoleiro. O que está sendo proposto, sem garantia de ser aprovado, é absolutamente insuficiente para sanear o altíssimo DÉFICIT DAS CONTAS PÚBLICAS. Aliás, mal e mal conseguiria reduzir o ROMBO PELA METADE. 


POSICIONAMENTO

Portanto, com a mesma intensidade de quem, há mais de 10 anos se dedica a escrever sobre a necessidade de uma ampla REFORMA DA PREVIDÊNCIA, deixo aqui bem claro que se for para fazer uma MEIA SOLA, ou uma REFORMA ENXUTA, o melhor é deixar como está. É assim que desde já  me posiciono, se esta for a vontade dos péssimos e lamentáveis congressistas. 


PROGRAMA ATUARIAL

Volto a afirmar: a nossa PREVIDÊNCIA SOCIAL, além de deficitária, coisa que a REFORMA ENXUTA não conserta, produz a maior INJUSTIÇA SOCIAL do nosso planeta. Mais: Previdência, antes de tudo, não é PROGRAMA SOCIAL, como muitos insistem, mas um efetivo PROGRAMA ATUARIAL.