VERÃO EUROPEU
Quando o tempo para fazer turismo é curto prefiro escolher um ambiente onde existem vários pontos de visitação e/ou curtição ao seu redor. Como o verão europeu está chegando, e segundo a meteorologia da região da Emilia Romagna promete ser escladante (ou africano, como dizem aqui) a movimentação nas cidades litorâneas já se mostra intensa neste momento, onde o sol e o calor se fazem presentes.
CERVIA
Partindo dessa premissa, depois de passar por vários cruzamentos que levam às cidades-balneários do Adriático, na região de Emilia Romagna, desde que peguei o carro alugado em Veneza, pelo mero acaso resolvi entrar na pequena e agradável Cervia. Foi uma grata surpresa.
EMILIA ROMAGNA
Cervia, além de muito bem organizada, fica ao lado da belíssima Cesenástica e de Rimini (litorâneas). E fica perto da medieval Sanarcanjo de Romagna e da República de San Marino (a mais velha República do mundo). Por estarem próximas de Cervia é possível curtir uma praia pela manhã e passar o resto do dia fazendo turismo ao redor. Com um importante detalhe: sem perder muito tempo na estrada.
SAN MARINO
Quem está na região não pode deixar de visitar a belíssima República de San Marino. Tudo no lugar, gente. Ainda mais se for levado em consideração que é o mais antigo Estado Soberando do mundo, fundado em setembro de 301. Um boa visita (com direito a andar no teleférico) pode ser feita com muito conforto em menos de um dia. É espetacular.
CENTRO DE CERVIA
Além do canal e da marina, que torna agradável e aconchegante qualquer lugar do mundo, o centro anigo de Cérvia mantém seus prédios e monumentos intactos. O número de hotéis é simplesmente incontável (assim como das demais cidades litorâneas) e o movimento já é bem grande neste mes de junho. Principalmente, nos finais de semana.
BEACH CLUBS
Chama muito a atenção a organização: ao longo da costa, centenas de Beach Clubs, (ou Day Clubs) um ao lado de outro, cada um com seu bar e restaurante, oferecem farto bicicletário, WiFi Zone, vestiários, banheiros, cadeiras de praia (longas) com guarda-sóis, além de play-grounds, com espaços para jogos (tenis de mesa, basquete, volei, etc.). Um dia, com acesso a tudo (exceto refeições), fica por volta de 22 euros. Detalhe: os Beach Clubs (ou Bagnos) são concessões pública e funcionam, diariamente, das 7h às 20h. Todos os concessionários pagam aluguel ao município, pela área concedida (todas são do mesmo tamanho) e se obrigam a cumprir um contrato com regras rígidas, que começam pela higiene, limpeza e segurança. Que tal? Os guarda-sóis, em torno de 250 por Bagno, são fixos, personalizados, numerados e perfeitamente alinhados, o que proporciona uma bela apresentação e controle. A diferença, que fica a gosto de cada concessionário, para identificar cada Bagno, é a cor do tecido.
REGIÃO DAS BICICLETAS
Para quem prefere a caminhada ou andar de bicicleta é de deixar qualquer brasileiro espantado: ciclovias e calçadas é o que não faltam. E para disfrutar ao máximo esta infraestrutura, todos os hotéis oferecem, sem custo adicional, um número razoável de bicicletas para seus hóspedes. O mesmo acontece para os turistas que chegam por trem. Neste caso, para sair pedalando basta apresentar a passagem. Que tal? É bom esse tal de primeiro mundo, não?
IRONIA?
A rua principal do centro de Milano-Marittimo, balneário requintado de Cérvia, que retrata o capitalismo puro, é a mais frequentada. Pois, exatamente esta rua, onde estão as mais finas lojas, restaurantes, bares e gelaterias, acreditem, leva o nome de Antonio Gramsci. Parece ironia, não? Ou uma provocação? Só sei que virei fã da rua, a despeito de quem lhe deu o nome, certamente. Que tal?