Artigos

05 dez 2005

RECLAMANDO DAS DORES


Compartilhe!           

DOR NO CORPO
A reclamação sobre as dores no corpo que atinge os comerciantes lojistas foi, de novo, a tônica do balanço de fim de ano da CDL de Porto Alegre, hoje pela manhã. Não sei se a dor reclamada será a mesma nos discursos das demais entidades, mas, pelo visto, as causas que provocam dores (quaisquer que sejam) ficarão mais uma vez intactas. Ao reclamarem dos juros devem querer uma inflação mais elevada. Ao reclamarem do câmbio querem que o governo compre moeda até elevar seu preço aos níveis que interessam os exportadores.
LENGA-LENGA
Gente, esta lenga-lenga não dá mais para agüentar. Está ficando cansativo, repetitivo e chato. É preciso dar uma basta na reclamação das conseqüências. Insistir nisto é só procurar substituir os problemas. Ou seja, sem atacar as causas, vamos continuar sofrendo e reclamando. Então vamos lá: Para nos livrarmos dos juros altos só com reformas. Reclamar da concorrência desleal dos informais, sem pressionar para fazer reforma trabalhista, é perder tempo.
PARADOXO
Vejam o paradoxo: o setor reclama, com razão, que a baixa renda do trabalhador formal impede vendas maiores. O que evidencia que as vendas obtidas se devem graças aos trabalhadores informais, cuja renda média já é bem maior do que aqueles que tem carteira assinada. São eles, gente, quem vêm sustentando as vendas dos lojistas. Dá para combater a informalidade, quando é exatamente ela que promove mais faturamento? Sim. Basta inibir a informalidade através de um custo trabalhista menor. E por aí vai.
PIORES DIAS VIRÃO
Se Hugo Chávez já reinava absoluto na Venezuela, depois das eleições de ontem vai se tornar o mais novo ditador eleito pelo povo. As oposições e o povo entregaram, ontem, a Hugo Chávez, a faca, o queijo, o salame e tudo o mais. Esperto, ele vai cortar os laticínios em fatias do tamanho que lhe agrada e vai comer tudo sozinho. Se as coisas já não andavam bem para os venezuelanos, piores dias virão.
NÃO INTERESSA
É sempre difícil criticar alguém que goza de tanto prestígio, como é o caso de Cháves aqui no Brasil. Tem gente que ama o idiota de forma incrível. Mas, de qualquer forma não posso me calar. O fato de 70% dos venezuelanos estarem abaixo da linha de pobreza significa que este povo, como o nosso, carece de educação. O remédio-investimento número um, o mais importante e necessário para enfrentar a pobreza, em qualquer lugar do mundo, não interessa obviamente a Chávez...
POBRE RIGOTTO
A participação do governador Rigotto, ontem, no Canal Livre, na TV Bandeirantes, foi uma demonstração do quanto o PMDB está perdido. O partido, como se sabe, fala diversos idiomas no Brasil e pouca gente consegue interpretar o que cada um diz. Já os argumentos utilizados pelo governador do RS, para chegar a ser candidato, não aconteceram. Esperei inutilmente por algo que até pudesse comentar, concordando ou não. Não aconteceu. Foi mal.
COPA DO MUNDO
-O comércio de Porto Alegre espera comemorar o final do ano de 2005, pelo menos, vendendo em dezembro um total de R$ 900 milhões ? R$ 50 milhões a mais que o mesmo mês do ano passado ? e fazendo apostas e planos sobre perspectivas para 2006. Em 2006 aposta forte na Copa do Mundo.
CLONE
Atenção: NÃO ATENDER LIGAÇÃO NO CELULAR, do número (11) 9965.0000. Todos os números que estão atendendo estão sendo clonados.
PROMENADE
O projeto Coca-Cola Promenade de Natal vai aproveitar o período de festas de fim de ano para envolver a comunidade que mora e freqüenta o bairro Moinhos de Vento em um evento especial, com forte cunho social. O mote do projeto é ?Viva o que é bom ? Dê o seu melhor?. No dia 18 de dezembro, domingo, a rua Padre Chagas será o cenário principal das atrações. Entre elas estão manifestações culturais de artes plásticas, musicais, teatrais e circenses, além de dez quiosques de entidades assistenciais ? que estarão apresentando seu trabalho e comercializando objetos, visando a arrecadação de fundos e a adesão de voluntários. Tudo cercado por uma decoração composta de adereços de Natal e iluminação e guirlandas espalhadas por 30 árvores da rua.
POSSE
Será no dia 12 de dezembro, às 14h, na sede do Ministério Público, a posse do Conselheiro-Presidente da AGERGRS, Guilherme Socias Vilela.