CÉU
Os leitores já devem ter percebido que a maioria dos partidos políticos, senão todos, usam os intervalos que a lei lhes confere nas grandes redes de rádio e TV, entre 19h e 22h, para dizer e repetir, à exaustão, que as dificuldades que o nosso País, Estados e Municípios são obrigados é enfrentar se devem à CORRUPÇÃO. Mais: uma vez debelado o grave problema, como todos se julgam capazes, o Brasil passa, imediatamente, à categoria de CÉU.
DEZENAS DE VEZES MENOR
Ora, por mais que as fraudes e safadezas não devam ser toleradas, independente de tamanho e forma, uma coisa é mais do que certa: a má administração pública (intencional ou não) produz perdas de, no mínimo, dez vezes menor do que os fantásticos atos de corrupção até agora descobertos no nosso encrencado país.
INGENUIDADE
Infelizmente, os políticos designados para ocupar as telas e microfones nos horários políticos -obrigatórios-, se valem, 1- da absoluta ingenuidade; e, 2- da falta de discernimento do povo; para fazer que todos fiquem convencidos de que o grande mal do setor público brasileiro está apenas na prática dos casos de corrupção.
PATERNIDADE
Pois, ainda que não queiram ou não gostem, o fato é que a mãe das safadezas, mais do que provado, é a ineficiência e a má gestão, tanto pública como privada. É com muito desleixo, somado aos privilégios concedidos, que se prepara o terreno para o crescimento da corrupção. Mais: o DNA aí está para provar que o pai biológico destes enormes fracassos é o nefasto Populismo.
POPULISMO
Com a mente do povo inundada de enganações e equívocos promovidos pelo embriagador Populismo, os políticos simplesmente aproveitam para deitar e rolar. Melhor: desviam como podem a atenção do povo sobre aquilo que realmente precisa ser feito e atacado para o bem de todos, e não de alguns privilegiados.
PRESAS E PREDADORES
Ah, antes que perguntem o que precisa ser feito para reverter este quadro crônico, onde os predadores políticos fazem dos eleitores presas fáceis, do tipo que se lambuzam com promessas vãs, é importante deixar claro que só um contínuo esclarecimento é capaz de mudar este quadro.
Para tanto é preciso preparar as mentes para que consigam desenvolver o correto discernimento. Enquanto esta tarefa não for concluída, o povo, fortemente imbecilizado, continuará confundindo CAUSAS com CONSEQUÊNCIAS.