RECORDE
Até para quem abomina as pesquisas, o resultado do levantamento encomendado pela CNI ao Ibope, que mede a avaliação, aprovação e o desempenho pessoal do presidente Lula, não há contestação. Principalmente porque a cada levantamento feito, o índice se mantém sempre nas alturas. Os últimos dados, por exemplo, mostram que Lula está com 85% de aprovação. Um recorde.
MIL RAZÕES
Antes de tudo faço questão de dizer que não estou fazendo uma crítica. Estou me baseando em fatos reais, de coisa efetivamente acontecida, para explicar que Lula mostrou capacidade única para fazer o sucessor que bem entender. As razões, incontestáveis, são as seguintes:
ESTRATEGISTA
Quem atinge um patamar deste nível (85%), tanto de popularidade quanto de aprovação (praticamente uma unanimidade), é porque se dedicou com afinco e competência para o sucesso. Lula, portanto, não é um sujeito de muita sorte. É, sim, um estrategista de mão cheia.
PÍNCAROS DA GLÓRIA
Tão logo assumiu o seu primeiro mandato, lá em 2002, Lula colocou em prática um calculado programa populista, recheado de benesses e assistencialismo com o propósito de conquistar corações e mentes de todos os brasileiros. Depois de atender todas as classes e segmentos da sociedade, chegou aos píncaros da glória.
INÍCIO DA VITÓRIA
Logo no início de seu governo, Lula tratou de cooptar a maior parcela da sociedade através de uma distribuição farta do Bolsa Família. Enciumadas, as demais classes sociais taxaram o programa como discriminatório e excessivamente caro. Foi aí que Lula começou a sua vitória consagradora.
GOLAÇO
Depois de ter estudado com cuidado o comportamento e o caráter de todos os segmentos da sociedade brasileira, Lula passou a tirar as cartas populistas milagrosas que guardava nas mangas: para agradar a todos foi criando e distribuindo Bolsas país afora, todas sob medida. Foi um golaço.
BENESSES PARA TODOS
Para as classes menos favorecidas (maior parte da população), como já informei, Lula entregou o Bolsa Família;Para a classe empresarial, mais pujante, mais favorecida, Lula mandou que o BNDES entregasse a Bolsa Empresa;Aos meios de comunicação foi entregue a fantástica e recheada Bolsa Mídia;As construtoras receberam uma farta Bolsa Crédito Imobiliário;Ao povo em geral foi entregue a Bolsa Crédito Fácil;Aos aposentados e pensionistas, a Bolsa Crédito Consignado; Ao pessoal do campo a já muito conhecida Bolsa Crédito Agrícola; E,aos políticos em geral foi criada a sedutora Bolsa Mensalão.
PELO DOTE
Não deu outra: somando a distribuição de bolsas para todos os fins, às milhares de contratações de servidores públicos, e ao farto carinho dedicado aos sindicatos, o sucesso de Lula foi total. Em agradecimento às benesses o povo brasileiro já anunciou o noivado com a sua sucessora, Dilma Rousseff. Não por amor, mas porque precisa manter os dotes recebidos.
CONTA
Uma coisa, entretanto, é certa, gente: por mais saborosa que está sendo a refeição e os doces entregues pelo magnífico Lula, a conta será apresentada, mais dia menos dia, a todos os brasileiros. Uns, os privilegiados, sentirão menos no bolso, mas o Brasil viverá dias complicados. Volto a repetir: não estou fazendo uma crítica. É só uma dedução. Lógica.