Artigos

21 set 2007

PLEBISCITO


Compartilhe!           

MAIOR ASSUNTO
A prorrogação da CPMF, indiscutivelmente, é hoje o assunto de maior discussão no país. Como se trata de uma fantástica forma de arrecadação, o governo faz de tudo para obter a aprovação. Inclusive já colocou em ação o seu bem conhecido comportamento moral e ético: a compra dos votos necessários para não perder a bolada.
NEFASTA
Se por um lado o governo faz de tudo (tudo mesmo) para manter a CPMF, em sentido contrário a sociedade brasileira, formada por quem paga a excrescência, entende que CPMF até poderia existir, porém como instrumento de controle fiscal, com uma alíquota insignificante, tipo 0,0000001%. Do jeito que está, na alíquota cobrada, ela é absolutamente nefasta e desnecessária.
CONSULTA POPULAR
Ora, quando as divergências de interesses e de opiniões são muito grandes, e chegam ao ponto que estamos assistindo, nada mais importante, num ambiente democrático, do que esclarecer o assunto através de uma consulta popular. Um plebiscito.
RESOLVER A QUESTÃO
Coisas e discussões desta natureza precisam de uma consulta ao povo, que é o único e soberano, para poder resolver definitivamente a questão. É mais importante, por exemplo, do que saber se o povo pode ou não comprar armas.
PESQUISA
A CNI - Confederação Nacional da Indústria- , se antecipando ao tema, e até mostrando que o melhor caminho é mesmo partir para uma consulta popular definitiva, encomendou pesquisa junto ao Ibope. O resultado já deixa muito claro que a sociedade não quer e não suporta mais a CPMF.
CIENTÍFICO
Considerando que as pesquisas são formas científicas de conhecimento prévio da vontade dos pesquisados, os resultados divulgados deveriam ser levados em consideração neste momento. Principalmente quando a vontade é muito expressiva como a pesquisa revelou.
VAMOS PRESSIONAR?
Mesmo que o resultado científico da pesquisa não deixe qualquer tipo de dúvida sobre a vontade do povo brasileiro, mesmo assim a vontade poderia ser melhor constatada através do plebiscito. Vamos pressionar?