Artigos

27 dez 2012

PLANO MAQUIAVÉLICO - 05


Compartilhe!           

REFLEXO DO PLANO
Inicio este capítulo (penúltimo) mostrando que o resultado da aplicação do Plano Maquiavélico de Gramsci pode ser mensurado através de pesquisas de opinião pública. No Brasil, os altos índices de aprovação e popularidade obtidos por Lula e Dilma deixam claro e evidente o quanto tem sido eficaz o programa-modelo que Gramsci prega nos Cadernos do Cárcere. O estado de torpor da maioria dos brasileiros nada mais é do que o reflexo do cumprimento do Plano.
SENSO COMUM
Este chamado SENSO PRATICAMENTE COMUM (confirmado pelos índices de aprovação do governo) identifica o conjunto das opiniões aceitas e aplaudidas pela sociedade. Isto faz com que as opiniões contrárias e discrepantes pareçam totalmente descabidas e/ou desajustadas. A superação do senso comum significa a substituição e/ou modificação de valores, tradições, costumes, modo de pensar da sociedade.
SUBVERSÃO DOS VALORES
Isto prova que parte da AÇÃO REVOLUCIONÁRIA é traduzida pela sutil subversão dos valores contidos no senso comum, que servem de critério de comportamento e de julgamento. Uma vez substituídos por outros, modificam significativamente o modo de pensar, de agir e de sentir das pessoas, contribuindo, assim, para a reforma intelectual e moral de toda a sociedade.
INTELECTUAIS ORGÂNICOS
Na sociedade brasileira já é possível constatar que as novas gerações (desde anos 80), não mais percebem que os critérios anteriores foram modificados radicalmente. Ou seja: para os jovens, nada mudou porque não conheceram os velhos valores; para os mais velhos, as modificações até parecem espontâneas, naturais, evolutivas, aceitáveis como sinal dos tempos. Isto tudo é resultado de uma penetração cultural bem conduzida pelos INTELECTUAIS ORGÂNICOS nos últimos 20 anos.Vejam algumas dessas mudanças conceituais provocadas, as quais são pra lá de evidentes:
LIVRE OPINIÃO E LEGALIDADE
1- O conceito de LIVRE OPINIÃO (independência intelectual) já foi plenamente substituído pelo conceito de POLITICAMENTE CORRETO. Ou seja: a Opinião Individual, franca e sincera, foi substituída pela Opinião Coletiva POLITICAMENTE (homogênea) CORRETA (ética). Este resultado é decorrente do patrulhamento ideológico (controle intelectual, estigmatização e censura) e pela orquestração (repetição).2- O conceito de LEGALIDADE vem sendo substituído pelo conceito de LEGITIMIDADE. Ou seja: a norma legal perde eficácia diante da violação dita socialmente legítima. A invasão de terras, a ocupação de imóveis e prédios públicos, o bloqueio de ruas e estradas, o saque de estabelecimentos, etc., são LEGÍTIMOS (éticos) porque correspondem a reivindicações justas.
FELICIDADE PESSOAL
3- O conceito de FELICIDADE PESSOAL (dever e compromisso) já foi substituído pelo conceito de FELICIDADE INDIVIDUAL. O prazer (em oposição à solidariedade, ao altruísmo, à abnegação) é o critério do comportamento social e moral, moderno e livre.
CIDADÃO E SOCIEDADE
4- O conceito de CIDADÃO vem sendo paulatinamente substituído pelo conceito de CIDADANIA. O termo cidadania perde o sentido de relação do indivíduo com o Estado, no gozo dos direitos civis e políticos e no desempenho dos deveres para com ele, e passa a ser uma relação de demanda de minorias e/ou de grupos organizados. Embora não seja aparente é um instrumento diretamente ligado à luta pela hegemonia.5- O conceito de SOCIEDADE NACIONAL está sendo substituído pelo conceito de SOCIEDADE CIVIL. Além dos exemplos acima há outras SUPERAÇÕES do senso comum. Menos evidentes, talvez, mas visíveis se apontados, porque o Antes e o Depois já estão muito afastados do tempo e porque já estão integrados, intelectual e moralmente. Principalmente no Senso Comum dos mais jovens.Continua... (amanhã é o último capítulo da série.