Artigos

26 dez 2012

PLANO MAQUIAVÉLICO - 04


Compartilhe!           

SÉRIE
Nestes próximos três dias (chamados úteis) que faltam para o encerramento de 2012 trato de concluir a série - Plano Maquiavélico -, que trata da adoção da cartilha de Antonio Gramsci por parte dos dirigentes do PT para chegar e se manter no Poder por muito tempo.
NOS ANAIS
É oportuno lembrar que o PT surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas no final da década de 1970, em resposta à repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos armados de Esquerda então existentes. Desde a sua fundação, em 1980, apresenta-se como UM PARTIDO DE ESQUERDA QUE DEFENDE O SOCIALISMO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Ora, como isto está escrito, sacramentado e registrado nas atas do PT, não cabe dizer que tudo que aqui escrevo é fruto da minha imaginação, certo?
RELAÇÕES COM O SOCIALISMO REAL
Mais: até a sua fundação, ou seja durante toda a década de 1980, o PT mantinha estreita relação com os partidos comunistas que então governavam países do SOCIALISMO REAL, como a União Soviética, República Democrática Alemã, República Popular da China, Coréia do Norte e Cuba.
TUDO CLARO
Mais ainda: O PT jamais escondeu o quanto mantém estreita relação com diversos partidos e grupos de esquerda latino-americanos, como: a Frente Ampla uruguaia, partidos comunistas de Cuba, do Brasil e de outros países, o MST e, principalmente, o Foro de São Paulo. Aliás, no último encontro do Foro de São Paulo, o ex-presidente Lula disse, alto e bom som, o seguinte: - PRECISEI CHEGAR À PRESIDÊNCIA DO BRASIL PARA DESCOBRIR O QUÃO IMPORTANTE FOI CRIAR O FORO DE SÃO PAULO. Que tal?
O TERMO - MAQUIAVÉLICO
O tal reformismo gramscista, como também consta nos registros do PT, é a base da ação política e eleitoral do partido. Com um detalhe importante: quem inspirou Gramsci foi Nicolau Maquiavel, através de sua obra - O Príncipe -. Daí a razão de ter escolhido - Plano Maquiavélico- como título da série.
PODER ABSOLUTO
Na sua obra, Maquiavel (1513) aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana. Assim, o termo -MAQUIAVÉLICO- passou a definir aqueles que praticam atos desleais (até mesmo violentos) para obter vantagens, manipulando as pessoas. Muitos afirmam que é uma injustiça atribuir o termo a Maquiavel, pois que o mesmo pregava a ética na política.
FASE ATUAL NO BRASIL
Nas três fases descritas por Gramsci para fazer a Transição para o Socialismo, o Brasil está passando pela Fase de Luta pela Hegemonia. Agora, a atuação mais importante é a consolidação dos Intelectuais Orgânicos e dos Intelectuais Tradicionais Adesistas.Tirante o corpo de intelectuais orgânicos do PT, que já está bem estruturado e atuante em todos os níveis, os demais intelectuais comprometidos com a causa estão atuando em várias frentes, como: nos partidos aliados, nos órgãos de comunicação social, nas cátedras, nos aparelhos privados de hegemonia, nas ONGs (principalmente), nas comunidades (de moradores, de favelas, acadêmicas, de minorias, etc.) e nas manifestações artísticas. Como reza a cartilha de Gramsci, trata-se de uma atuação orquestrada, difusa, abrangente, anônima na generalidade. Tudo de forma muito ativa, efetiva, moderna e uníssona. Continua amanhã....