ORIGEM DO - PENSAR+! -
Atendendo ao desejo de um grande número de leitores/assinantes desejosos por saberem sobre a origem do grupo -PENSAR+!- e qual o papel que, efetivamente, prestam os Pensadores, eis aí um breve resumo:
CAUSA E EFEITO
No dia 1º de julho de 2009, quando resolvemos (eu e mais três economistas) formar o - PENSAR+! -, de imediato percebi a vontade daquele pequeno grupo no sentido de levar esclarecimentos sobre o que realmente é CAUSA e o que é EFEITO, nas questões que afetam sistematicamente a economia brasileira.
PRÉ-REQUISITOS
A partir de então, todos aqueles que passaram a engrossar as fileiras do - PENSAR+!- perceberam, da mesma forma, o quanto é importante e necessário este esclarecimento. Foi daí que se convencionou que para ingressar no clube, o candidato precisa possuir os seguintes pré-requisitos:HONESTIDADE;SIMPLICIDADETOTAL DISCERNIMENTORACIOCÍNIO LÓGICOVONTADE PARA PRODUZIR CONTEÚDOS; e, possuirFICHA LIMPA E MENTE ABERTA.
SEM RANÇO IDEOLÓGICO
Pois, esses Pensadores (com P maiúsculo), cujo grupo só tem crescido, sem apelar para o prejudicial ranço ideológico, não param de se manifestar. E o fazem de forma muito aberta, concordando ou discordando sobre os assuntos discutidos. Esta postura clara, franca e transparente acontece, da mesma forma, tanto nas reuniões presenciais quanto virtuais.
POLITICAMENTE INCORRETO
Agindo assim, além de tornar o ambiente sempre muito saudável, o grupo também consegue isolar totalmente a possibilidade de alguém vir a se manifestar através da figura falsa do POLITICAMENTE CORRETO. O grupo, portanto, propõe ideias e não insinuações.
NOTÁVEIS
Faço aqui uma revelação pessoal: vejo que o grupo, pelas suas características e anseios, reúne pessoas que considero NOTÁVEIS. Estou certo, e a cada dia que passa mais me convenço, de que destas cabeças sairão coisas boas, corretas e factíveis para proporcionar a construção de um Brasil realmente mais justo e muito promissor.
PREGADORES
Um detalhe importante: nenhum dos Pensadores aceita e/ou goza de privilégios e/ou outros benefícios que a toda hora são distribuídos pelos governantes populistas, obviamente às custas do dinheiro público. Para que tenham uma noção do comportamento dos membros do grupo, até a conta do restaurante, quando acontecem as reuniões informais, é individual, ou seja, cada um paga pelo que consumiu. Nem nessas ocasiões há o famoso racha, que nada tem de justo. Mas, para concluir, como só PENSAR não basta, o grupo resolveu que também precisa AGIR. Ou seja: além de PENSADORES todos estão dispostos a ser também PREGADORES. Pregadores, logicamente, das boas ideias do esclarecimento e de tudo mais que possam levar ao desenvolvimento.Para tanto, todos os veículos de comunicação são importantes e devem ser usados para repercutir os conteúdos. Principalmente as redes sociais, que tem se mostrado bem mais eficientes ultimamente. Que tal?