Artigos

17 jul 2012

PARA SATISFAZER A CURIOSIDADE


Compartilhe!           

ACESSO À INFORMAÇÃO
A tal Lei de Acesso à Informação, a partir do momento em que foi aprovada pelo Congresso, e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, nunca mais saiu das manchetes dos principais jornais do país. E, pelo que se depreende, vai continuar ocupando boa parte dos noticiários.
ABERTURA DAS FOLHAS
Embora a sua larga abrangência, o que realmente vem sendo discutido, comentado e demandado judicialmente, é a abertura das folhas de salários dos servidores públicos a todos os cidadãos brasileiros, considerados, efetivamente, como seus contratantes.
TRANSPARÊNCIA
Pois, diante da importância que está sendo dada à necessária transparência de tudo que é público, incluindo aí, principalmente, as FOLHAS SALARIAIS de todos os funcionários públicos do país, não posso ficar alheio à discussão daquilo que representa a maior preocupação.
PROPÓSITOS
Estou absolutamente convencido de que a necessária divulgação dos salários, e tudo mais que é pago aos servidores, só atinge dois grandes propósitos: 1- o de matar a curiosidade dos interessados; e, 2- deixar muita gente com raiva. Nada mais.
DESEJOS
Portanto, como a lei não vai além disso, não há a mínima possibilidade de corrigir distorções, problemas e/ou excessos. É, pois, exatamente isso que está fazendo com que a Lei de Acesso à Informação esteja passando por tanta discussão. Os mais aquinhoados, salarialmente, estão com medo da perseguição; os menos beneficiados, junto com os pagantes, com desejo de justiça.
INFELICIDADE
Como nada vai mudar, e nem pode, principalmente porque a lei salarial no país é pétrea, os curiosos mais revoltados não vão além disso. Quem recebe alto salário até pode ficar mais receoso, mas quem paga vai contrair um mal adicional: a infelicidade. Por saber quanto custa para manter tanta gente do setor público.
ABRINDO OS OLHOS
Se alguém pensa e quer mudar o Brasil, a preocupação precisa estar voltada para uma mudança geral e irrestrita de muitas leis. Principalmente as pétreas, que só podem ser modificadas por uma nova Constituinte. Se a Lei de Acesso à Informação conseguir mostrar o norte do país, aí sim irá além de matar a curiosidade. Estaria servindo para abrir os olhos dos brasileiros e, consequentemente, para as reformas. É pouco provável, mas é uma saída...