Artigos

16 jul 2007

PAN: AS VAIAS E OS APLAUSOS


Compartilhe!           

REGOZIJO
Pelos inúmeros e-mails que estão circulando na Internet, e pelas notícias dos jornais, é impressionante a repercussão e os regozijos manifestados por grande número de internautas, ao comentarem as calorosas vaias que Lula recebeu na cerimônia de abertura dos XV Jogos Pan-americanos, na última sexta-feira.
GRUPO SINISTRO
Mesmo que os insatisfeitos com Lula e seu governo estejam festejando as vaias é bom levar em consideração este tipo de comportamento sinistro da maioria dos presentes no Maracanã. Na minha opinião, mesmo que tenham lavado a alma de muita gente, trata-se de um grupo pouco confiável e muito perigoso. Além de mal agradecido. Eis as razões:
RAZÕES
1- Se o PAN fosse realizado no nordeste brasileiro, com toda a certeza Lula teria sido aplaudido de pé; 2- Praticamente todos que estavam no Maracanã, a maioria composta de cariocas, não recebem Bolsa Família. Pagam por elas, assim como todos nós. Aí estão as diferenças principais e fundamentais. Queiram ou não.
MAL-AGRADECIDOS
A surpresa maior é que os manifestantes, embora com recursos suficientes para poder pagar o ingresso, mostraram ser mal-agradecidos. Afinal, não foi pouco o dinheiro gasto pela União (de todos os brasileiros) empregado para a construção da caríssima e superfaturada estrutura dos Jogos. Como já informei anteriormente, os cariocas ficarão com o bônus enquanto o resto do Brasil ficará com o ônus das obras.
APLAUSOS PARA CUBA
Mas, voltando ao comportamento do público, o sentimento demonstrado pela multidão, com as vaias à Lula, foi o mesmo para com a delegação de atletas dos EUA. Por outro lado, no entanto, mostrou-se completamente diferente para com a delegação de Cuba, que foi aplaudida de pé por praticamente todos os presentes. Aí é que mora a perigo.
PLATÉIA PERIGOSA
Houve quem afirmasse que os atletas americanos foram vaiados como uma pura reação ao presidente George Bush. Ora, se é assim, o mesmo raciocínio deve ser admitido quanto aos atletas cubanos: os aplausos confirmaram o carinho que o público tem pelo ditador Fidel Castro. Platéia perigosa, não?
FUGA
O interessante nisto tudo é que, tão logo iniciaram os Jogos, a primeira notícia que tomamos conhecimento, antes de qualquer medalha ter sido conquistada, foi de que um atleta cubano já havia fugido da delegação de seu país para tentar um emprego no Brasil. Coisa, diga-se de passagem, muito corriqueira em todos os jogos em que Cuba participa. Como os atletas americanos nunca fizeram tal coisa precisaram ser freneticamente vaiados pela estúpida platéia presente no Maracanã.
PINTANDO O SETE
Além de patrocinar o Projeto Casa da Criança, a Fábrica de Móveis Florense está apoiando uma nova iniciativa do projeto - Pintando o Sete -, que tem como objetivo engajar os filhos de arquitetos, construtores e patrocinadores para que dêem continuidade as ações sociais.
PARABÉNS
A participação da Open Investimentos é digna de cumprimentos na venda do controle acionário da Zamprogna S.A. Embora com atraso parabenizo toda a equipe da Open.
POSSE
Hoje, 16, o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Flávio Roberto Sabbadini, receberá os convidados para a solenidade de posse da Diretoria Gestão 2007/2010 da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). O evento acontecerá às 19h30 no Grêmio Náutico União, Porto Alegre.
REUNIÃO
Nesta quarta-feira (18/07), o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) promove sua 3ª Reunião-Almoço 2007, desta vez comemorativa aos 25 anos da entidade. O evento contará com a palestra do vice-presidente da Braskem, Luiz de Mendonça: A nova posição da Braskem no Pólo Petroquímico de Triunfo e suas Repercussões Produtivas e Mercadológicas. Às 12h, no Espaço Compet na FIERGS.