Artigos

26 ago 2013

PALHAÇOS PARA SEMPRE


Compartilhe!           

CARA DE PALHAÇO
No mundo todo, os palhaços são imediatamente reconhecidos pelas suas roupas largas e coloridas, sapatos enormes e, principalmente, pelos rostos sempre pintados, nariz vermelho e perucas carecas.
PAPEL DO PALHAÇO
O papel que o palhaço desempenha, em todos os lugares em que se apresenta, é, reconhecidamente, de um sujeito ingênuo, inocente e frágil. Como profissional, através de gestos, palavras e atitudes, o palhaço tem como propósito divertir e entreter o povo.
COMPORTAMENTO
No Brasil, no entanto, por mais que muita gente diga que -NÃO É PALHAÇO-, pelo comportamento e pelas atitudes, o fato é que aquilo que mais impera é o ridículo, a ingenuidade e a inocência.
NÓS INTERPRETAMOS
Se na maioria dos países por esse mundo afora o PALHAÇO É UM ATOR, no Brasil, por sermos AUTÊNTICOS, não precisamos fazer uso das fantasias, das maquiagens e das perucas. Gostando ou não, o fato é que não somos atores: nós interpretamos, ou seja, somos um povo formado por PALHAÇOS.
CIDADANIA
Uma vez definido o tipo de comportamento do brasileiro, não cabe mais a utilização do termo CIDADANIA. A não ser que os dicionários façam a devida correção explicando que, no Brasil, cidadania significa fazer papel de palhaço.
PARA TODO O SEMPRE
Se esta verdade já estava muito clara para aqueles (minoria) que se manifestam com firme disposição para deixar de ser palhaços, uma coisa está clara: as decisões tomadas a partir dos governos Lula/Dilma estão fazendo com que o povo entenda que o bom e digno é continuar sendo PALHAÇO.
VIAGENS AO EXTERIOR
Infelizmente, o número de brasileiros que viajam ao exterior ainda é muito pequeno. Esses, certamente, já entenderam o que significa o exercício da CIDADANIA. Já perceberam, claramente, que ela simplesmente acaba quando aterrissam em solo brasileiro. O problema é que esse grupo ainda muito pequeno é insuficiente para exigir as competentes reformas que possam transformar os PALHAÇOS em verdadeiros CIDADÃOS.