Artigos

06 jul 2012

OS LENTOS E O PARADO


Compartilhe!           

EUROPEUS LENTOS
O elemento surpresa sempre encontra um jeito de aparecer por aqui de alguma forma. Ontem, por exemplo, o ministro Mantega, resolveu surpreender pelo desatino. Disse que a crise europeia persiste porque os europeus são muito lentos para tomar decisões. Que tal?
CAMPEÃO INVICTO
Ora, em questão de lentidão, para tomada de decisões que efetivamente resolvam problemas, pelo que todo mundo sabe, o Brasil é campeão. Invicto. Pois, mesmo assim, o ministro Mantega preferiu atacar os europeus. Pode?
PESQUISA DA UNCTAD
Como ministro, Mantega é sofrível. E, como consultor entendido em economia mundial, parece distraído. No mesmo dia em que o ministro criticou a lentidão dos europeus, a Agência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad) divulgou uma importante pesquisa mostrando que o Brasil está andando para trás.
INVESTIMENTO ESTRANGEIRO
A pesquisa informa que entre os países preferidos pelos empresários, como destino de Investimento Estrangeiro Direto (IED) para os próximos dois anos, perdemos uma posição. Foi a primeira queda do Brasil neste ranking desde o início do levantamento, em 2008.
QUINTO LUGAR
De acordo com o Relatório Global de Investimentos da UNCTAD, o país caiu do quarto lugar (2011) para quinto, como destino preferencial para realização de aportes de capital produtivo. A Indonésia, que aparecia em sexto lugar no ranking no ano passado, ultrapassou o Brasil e agora está em quarto lugar entre os destinos mais atrativos para investimentos. Nas primeiras posições estão China, Estados Unidos e Índia.
PERDENDO O BRILHO
Segundo informa Luiz Lima, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), entidade responsável pela divulgação da pesquisa no Brasil, no longo prazo, o Brasil começa a perder um pouco o brilho. Creio que o ministro Mantega não vai concordar com a pesquisa. Também não vai agilizar coisa alguma para que o Brasil retorne à posição anterior.
PAÍS PARADO
O fato é que essa queda identifica que teremos um crescimento doméstico menor. Sendo menos atrativo para investimentos estrangeiros, o Brasil, que já tem baixíssimo nível de poupança, vai andar ainda mais devagar.Só o ministro ideológico Mantega não vê isso. Diz que os europeus são LENTOS, mas faz do Brasil um país PARADO. Pode?