Artigos

10 abr 2013

OS GAÚCHOS INTELIGENTES SORRIRAM


Compartilhe!           

EDUARDO CAMPOS
A situação econômica e financeira do RS , depois que o governador Tarso Genro assumiu o governo, ficou tão ruim e complicada, que bastou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, aterrissar em solo gaúcho para fazer com que todos aqueles que ainda têm alguma ponta de bom senso e/ou sabem raciocinar, esboçassem um sorriso.
BRASTEMP
Eduardo Campos até pode não ser a Brastemp que o Brasil precisa. Mas, diante da administração desastrosa de Tarso, o socialista pernambucano se transformou numa espécie de salvador da pátria, por tudo que disse nos dois eventos que participou, ontem, em Porto Alegre. Campos foi simplesmente aplaudidíssimo, tanto no almoço da lotadíssima Federasul quanto, no final da tarde, pela imensa plateia que lotou o auditório da PUC/RS, no encerramento do 26º Fórum da Liberdade.
TESTE
Eduardo Campos, ao ser entrevistado, tomou todos os cuidados para não se dizer candidato à presidente nas próximas eleições. Caso não o seja, os gaúchos inteligentes deveriam tentar convencê-lo a se candidatar ao governo do Estado do RS. Seria um bom teste para conhecer a real capacidade de Campos, diante da péssima índole do povo que habita o RS, que, em geral, adora viver no caos.
MERITOCRACIA
São raros os políticos que administram buscando resultados sociais. Foi isto que agradou os gaúchos. Campos deu a entender que parece ser um governante focado nos problemas e na busca de resultados. Mostrou-se convencido de que a competitividade é pra lá de necessária. Daí que passou a usar a meritocracia. Pelo que foi possível entender, através de sua apresentação, o povo pernambucano já se manifesta convencido de que os frutos começaram a ser colhidos.
MAIORIA NÃO-LIVRE
Bem, ainda que Campos tenha feito com que os gaúchos voltassem a sorrir por alguns minutos, tão logo o Instituto Liberdade divulgou o Índice de Liberdade Econômica, as fisionomias dos mais preocupados voltaram a ficar tristes. Tudo porque o Brasil classificou-se na categoria MAIORIA NÃO-LIVRE, com 57,7 pontos, ocupando o 100º lugar.
APROXIMAÇÃO COM A TURMA BOLIVARIANA
Como se vê, o Brasil, que no ano passado ocupava o triste 99º lugar, perdeu uma posição. Entre os 29 países das Américas Central e do Sul, o Brasil ocupa a 19ª. Embora esteja à frente de Cuba (176º), Argentina (160º), Bolívia (156º), Equador (159º) e Venezuela (174º), só pelo fato de comungar do mesmo projeto Bolivariano de governar, a aproximação com as posições ocupadas por esses países é questão de tempo. Um horror!
CHILE E URUGUAI
Já sei: os leitores querem saber qual a posição que ocupa o Chile na classificação no Índice de Liberdade Econômica, não é mesmo? Portanto, aí vai: 7º lugar. Sem surpresas. Todos aqueles que ocupam os primeiros lugares mostram crescimento econômico. Já aqueles que apresentam maiores dificuldades para crescer estão na rabeira da lista. Ah, o Uruguai, onde o presidente não se intromete na economia, ocupa a 36ª posição.