CRESCIMENTO PÍFIO
Pois, ontem, finalmente, saiu a tão esperada divulgação oficial do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2011. E, bem dentro do esperado pelo mercado, foi pífio: o crescimento foi de apenas 2,7%.
OFERTA
Analisando o desempenho em relação ao ano de 2010, sob o ângulo da OFERTA, quem realmente contribuiu para que houvesse algum crescimento foi o SETOR AGROPECUÁRIO, que subiu 3,9%. Até porque, o SETOR INDUSTRIAL, com um crescimento de apenas 1,6%, mostrou um desempenho sofrível. Já o SETOR SERVIÇOS, também não teve muitos motivos para comemorar, uma vez que crescimento foi de, apenas, 2,7%.
DEMANDA
Analisando pelo lado da DEMANDA, o consumo das famílias cresceu 4,1%, enquanto o do governo subiu 1,9%, e o investimento (medido pela formação bruta de capital fixo) aumentou 4,7%. Já as exportações registraram alta de 4,5% e as importações, alta de 9,7%.
PREGAÇÃO VELHA
Como é possível perceber pelos números acima (que não mentem jamais) não há o que comemorar. Mesmo que o governo esteja gritando aos quatro ventos que o desempenho da economia para este ano de 2012 será bem melhor. Aliás, repete a mesma pregação feita lá no início de 2011, lembram?
JOGADA ENSAIADA
Pois, o curioso mesmo é que, ontem, tão logo foi informada do pífio crescimento do PIB brasileiro, Dilma Rousseff tratou de apontar o culpado pelo mau desempenho da nossa economia. Jogada, aliás, totalmente ensaiada, como manda a cartilha Gramscista.
SACO DE PANCADAS
Sem mostrar mínimo rubor, Dilma tratou de colocar a culpa na crise europeia. Que tem sido, aliás, o saco de pancadas preferido pelos incompetentes.O detalhe, que só deixa os mais esclarecidos inconformados, é que esta mesma crise foi apontada em vários discursos do ex-presidente Lula e sua equipe (Dilma por demais incluída) como uma simples MAROLINHA.
COMPARAÇÃO
Vale lembrar ainda que em 2011, embora seja uma estimativa, o PIB dos EUA, um país sabidamente em crise, apresentou crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior. Levando em conta só o comportamento registrado no último trimestre do ano, a crescimento foi de 3%.Interessante, não? Aí o detalhe também é outro: o governo Obama não está culpando a crise européia pelo fraco desempenho da economia americana. Que tal?