ANTIGAS
As Forças Armadas são instituições tão antigas quanto a tosse. Independente do regime adotado por qualquer país, as Forças Armadas existem com o objetivo de promover a segurança e defender a Pátria contra seus inimigos.
SOCORRO
Quando os Poderes se sentem ameaçados e impotentes para impedir o desrespeito à Constituição, nada mais lógico do que pedir socorro às Forças Armadas para restabelecer a ordem.
SOBERANIA
Quando o inimigo se mostra mais equipado ou preparado para um possível enfrentamento é muito comum ver governos fecharem acordos com Forças de outros países sem que isso prejudique a soberania do ameaçado.
DEFESA
Como a Colômbia vem de um longo período de enfrentamento às FARC, seu grande inimigo interno, e mais recentemente, do maior simpatizante e financiador dos guerrilheiros, o tiranete Hugo Chávez, da Venezuela, o seu presidente Álvaro Uribe resolveu agir em defesa de seu país.
CONSULTA INÚTIL
Há quem defenda a idéia de que Uribe deveria ter consultado, antecipadamente, seus vizinhos, sobre o acordo feito com os EUA com relação às bases militares que estão sendo montadas na Colômbia. Imagino que não o fez por saber qual seria a resposta. Ouviria, obviamente, um sonoro: NÃO!
PREOCUPAÇÃO
O curioso, entretanto, é que os preocupados com as tais bases militares (Lula e seus diletos amigos e parceiros do foro de São Paulo), nunca se manifestaram com relação às bases da FARCs e seus atos criminosos praticados dentro e fora da Colômbia.
ALIADOS
Agora Uribe resolveu aterrissar no Brasil para dizer à Lula das suas preocupações. Mas, de antemão já sabe que sairá daqui sem ter encontrado um aliado. Aliás, a turma que compõe a Unasul é formada por aliados contra a Colômbia. Primeiro, porque Uribe combate as FARC. Segundo, porque detesta os EUA que representam o capitalismo.