Artigos

19 jan 2011

O PAPEL CORRETO DOS CONSELHOS


Compartilhe!           

A BOA ADMINISTRAÇÃO
A estrutura empresarial, cada dia mais, precisa estar apoiada nos princípios e práticas da boa administração. Só assim os acionistas ficam mais confiantes no sucesso da gestão e dos empreendimentos.Esta administração, portanto, para que seja boa, sugere que os diretores das organizações sejam EXECUTORES das políticas e das tarefas pensadas, determinadas e monitoradas pelos Conselhos de Administração.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Esta prática moderna e eficiente, que vem sendo muito festejada e exigida, é o que passamos a conhecer como Governança Corporativa, onde a estrutura como um todo se envolve, continuamente, na busca dos objetivos definidos para as empresas.
STATUS
Já está, pois, ficando distante o tempo em que o convidado a ocupar o cargo de Conselheiro, de qualquer organização, estivesse recebendo uma homenagem pessoal, prêmio por serviços prestados ou em busca de status e jetons. Isto, em qualquer empresa mais ou menos séria já é simplesmente inconcebível.
PROFISSIONAL PREPARADO
Conselheiro, hoje, para deixar bem claro, é um profissional preparado e formado para tanto, que assume sérias responsabilidades. É alguém que precisa pensar e entender o cotidiano da empresa e do setor para que possa melhor aproveitar as ondas do mercado.
TEMA PRA CASA
Além disso, ao sair das reuniões semanais, quinzenais ou mensais, leva os temas pra casa. E nos intervalos dos encontros precisa estar em constante contato com seus pares, com a direção e/ou relatórios.Só assim o Conselheiro poderá conferir se as idéias e políticas decididas são compatíveis com os objetivos propostos.
APREENSIVO
Pois, quando passei os olhos na lista daqueles que a partir de março vão compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS fiquei apreensivo. Dos 80 escolhidos, muitos que ali estão não tem perfil nem conhecimento mínimo para pensar ou definir o que é bom para o Estado e o país.
PUXA-SACOS NARCISOS
Do jeito que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS foi montado fico com a impressão de que o governo gaúcho mais se preocupou em agradar e homenagear empresários, professores, sindicalistas e outros puxa-sacos narcisos.Um Conselho efetivo, que realmente pode vir a fazer algo para melhorar a situação do RS, precisa ser composto de notáveis. Poucos, para que produzam boas respostas. Muita gente só dificulta as decisões a serem tomadas. Pior, só quando a maioria não é minimamente credenciada.Os Estados e o Brasil precisam mesmo é de uma efetiva Governança. Nos moldes das empresas modernas e bem administradas.