Artigos

04 nov 2009

O PAÍS DO FUTURO


Compartilhe!           

PORTO SEGURO
Ao longo deste ano, quando as maiores economias do mundo trataram de enfrentar a pesada crise de crédito que abalou o planeta, o Brasil, como tem sido exaustivamente repetido, se revelou como um porto seguro para investimentos dos mais assustados.
DESCOBERTO NOS ESCOMBROS
O curioso é que o nosso país foi descoberto, e admitido como viável, no meio dos escombros da crise. Sim, o Brasil foi descoberto pelas equipes de salvamento de capitais, quando remexiam os restos deixados pelo furacão econômico.
SOLIDEZ FINANCEIRA
O que mais chamou a atenção na operação resgate foi o nosso progresso na macroeconomia. Naquele exato momento o Brasil foi saudado, aprovado e elogiado, principalmente, pela solidez do sistema financeiro, devidamente reformado no governo FHC através do PROER e PROES.
INTENSIDADE DOBRADA
No entanto, tudo de bom que fizemos na macroeconomia, se contrapõe, com intensidade dobrada, na ausência das reformas na microeconomia, que dariam uma sustentação necessária e definitiva para levar o nosso país à categoria de desenvolvido. País, de Primeiro mundo, enfim.
BOLA DA VEZ
Quando ficou comprovado que o Brasil já vinha adotando uma conduta séria no trato do sistema financeiro, o otimismo aumentou com vigor. A partir daí passamos a ouvir, com freqüência, que somos a Bola da Vez, ou o País da Moda.
EXORCISMO
Embora a euforia seja contagiante, o fato é que o Brasil ainda não é uma economia consolidada. O tal País do Futuro, que muita gente já cansou de ouvir falar, não pretende exorcizar os velhos fantasmas que ainda amedrontam os investidores.
MELHOR MOMENTO
Na verdade, pelo que os escombros revelam, o Brasil nunca esteve tão bem para crescer. A lista das atrações, como se sabe, é importante: temos escala, democracia (a perigo, mais ainda existente), regime de metas de inflação, câmbio flutuante, sistema financeiro sólido, matriz energética limpa, base industrial sólida, reserva monetária forte, etc.
HORA DA BESTEIRA
O mundo vê tudo isso e faz do Brasil um país muito atrativo. Mas, por uma questão de índole, coisa já demonstrada em várias oportunidades, quando o otimismo nos atinge, os nossos governantes aproveitam para fazer grandes besteiras. Coisas, por exemplo, que levam os bobos a acreditar que o Brasil é, realmente, o país do futuro.