Artigos

25 mar 2009

O NOVO CHACRINHA


Compartilhe!           

VELHO GUERREIRO
O carismático presidente Lula ganhou magnífica popularidade graças, principalmente, à forma fantástica de se fazer comunicar com o povo brasileiro. O povão passou a ter enorme admiração por Lula da mesma forma como adorava o Chacrinha, ou Velho Guerreiro, outro exímio comunicador.
CONSTATAÇÃO
Por dominar perfeitamente o idioma popular, qualquer coisa que Lula diz é uma festa. Consciente dessa adoração, o presidente não deixa de alimentá-la. E faz isso através de intensos programas populares carregados de assistencialismo. Por favor: a que estou manifestando não é uma crítica, gente. É pura constatação.
PAGA QUEM QUER
Independente dos programas anteriores, encabeçado pelo paquidérmico Bolsa Família, agora chegou o momento do - Bolsa Habitação -. O anúncio fala que o governo vai financiar a construção de um milhão de casas populares para serem vendidas ao povão por preços simbólicos. E mesmo que as prestações sejam ínfimas a regra é: paga quem quer.
BACALHAU
Tal qual Chacrinha fazia, quando jogava bacalhau e outras coisas mais ao público que lotava o auditório dos programas de sábados, Lula joga Bolsas para o povão. Maravilha, gente. Só que os patrocinadores dos programas do presidente são os contribuintes de impostos. Pela forma compulsória.
SUBSÍDIO
Portanto, nessas condições, o que os contribuintes precisam tomar conhecimento de que o Programa Habitacional será subsidiado pelos seus recursos depositados nos cofres públicos. Isto significa que mais uma frente assistencialista gorda está sendo aberta hoje. Obviamente, às custas do dinheiro de impostos. Ou seja: quem festejar vai pagar a conta. E quem não festejar, idem.
MAÕS À OBRA
As construtoras, que não tem coisa alguma a ver com o assistencialismo, estão eufóricas com razão. Para as interessadas, o importante é que um grande cliente, o Tesouro Nacional anuncia que tem R$ 16 bilhões para gastar na construção de um milhão de casas. Com a abertura de um nicho assim, só resta: Mãos à Obra.
MAL HUMORADA
Mas, atenção: sem falar de outros municípios, a capital gaúcha - Porto Alegre -, através da mal-humorada Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vai desmoralizar completamente com pacote habitacional. Pela forma com que atrasa e dificulta a aprovação das construções na cidade, os projetos não sairão do chão. Alguém vai me desmentir?