20 ANOS
Hoje, 9 de novembro, boa parte do mundo está comemorando o 20º aniversário da queda do muro de Berlim, cujos festejos se iniciaram na semana passada, principalmente em frente ao Portão de Brandenburgo.
ECONOMIA DE MERCADO
A primeira atitude que os governantes europeus tomaram, tão logo caiu o muro, foi tratar de incluir, o mais rápido possível, os países do leste à Comunidade Européia, transformando aquele Bloco numa economia de mercado.
BLOCO LATINO
Como a queda do muro Berlim simbolizava o fim do regime comunista da URSS, ao mesmo tempo em que muita gente festejava o acontecido, um grupo de esquerdistas latinos, muito revoltados, contrariados e querendo manter acesa a chama do comunismo, resolveu fundar um novo bloco comunista, o qual foi batizado Foro de São Paulo.
EM ATA
Isto veio a ocorrer, de fato, em julho de 1990, no Brasil, na cidade de São Paulo. A iniciativa do encontro, como consta também em ata, partiu do ditador Fidel Castro e do presidente Lula. De novo: não é uma especulação, gente. As atas estão aí para não deixar qualquer dúvida.
O PROPÓSITO
O evento que deu origem à fundação do Foro de São Paulo, recebeu o nome de Encontro Latino-Americano de Partidos e Organizações de Esquerda. E o tema da conferência, como consta em ata, não deixava qualquer dúvida quanto ao seu propósito: O que foi perdido no Leste-Europeu será reconquistado na América Latina.
POUCA IMPORTÂNCIA
Com os olhos voltados para a nova ordem de liberdade e democracia que chegava, sem restrições, em todos os cantos da Europa, ninguém deu muita importância ao que pregavam os comunistas latinos.
20 ANOS DO FSP
Partindo da mesma lógica, no próximo ano, mais precisamente em julho de 2010, os povos da América Latina vão celebrar os 20 anos do Foro de São Paulo e suas conquistas. Uma comemoração, enfim, pela chegada definitiva do velho comunismo, outrora praticado na Cortina de Ferro, ou URSS.
URSAL
Antes disso, a cidade de Porto Alegre, vai sediar a primeira grande festa do comunismo latino, com a volta triunfante do Fórum Social Mundial. Penso que o momento será importante para a fundação definitiva e consagradora da URSAL ? União das Repúblicas Socialistas da América Latina.
PERDA DA LIBERDADE
Pois é, gente. Enquanto alguns vibram pela importante conquista da liberdade, outros, de forma inexplicável, querem perdê-la. E, ainda por cima, mostram grande felicidade ao mergulhar nas trevas do subdesenvolvimento, da miséria e das ditaduras. Triste, não?