Artigos

12 fev 2014

O MELHOR É DEIXAR A COPA ACONTECER


Compartilhe!           

ÀS VÉSPERAS DO MUNDIAL
A avassaladora maioria dos brasileiros, pra lá de sabido, pouco ou nada sabem a respeito de economia e política. Entretanto, não há um brasileiro que não saiba que praticamente 4 meses nos afastam do início da Copa do Mundo no Brasil.
GRAU DE IMPORTÂNCIA
Isto prova, por -A+B-, o quanto o futebol é considerado como algo importante e/ou essencial no nosso pobre país. E, da mesma forma, o quanto, lamentavelmente, tudo mais deixou de ter grande importância.
ESCOLHA DO BRASIL
O que precisa ser levado em conta é que desde o momento em que o Brasil foi escolhido como país-sede da Copa de 2014 já se passaram mais de 6,5 anos. E desde a escolha das cidades, praticamente 5 anos.
RECORDANDO
Só para recordar: no dia 30 de outubro de 2007, a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014. E no dia 31 de maio de 2009 foram anunciadas as sedes oficiais da copa do mundo: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).
SORTEIO DE GRUPOS
Assim, conforme ficou definido em 06/12/2013, no sorteio de grupos, todos os jogos, em princípio, foram programados, e acertados, para serem disputados nas 12 cidades-sedes escolhidas para realização do Mundial no Brasil.
CONSIDERAÇÕES
Considerando, portanto: 1- que os brasileiros adoram o futebol acima de tudo;2- que as obras da maioria dos estádios assim como dos acessos aos mesmos estão em fase de finalização (exceto infraestrutura, obviamente);é de se estranhar que muita gente só resolveu sair às ruas se manifestando contra a COPA NO BRASIL depois que as obras já estavam quase prontas.
TENHO O DIREITO DE ESCOLHA
Ora, o momento de tentar evitar a realização do caríssimo evento já passou. Como a gastança enorme de dinheiro público já foi feita, o melhor que pode acontecer, no meu entender, é a realização do evento. Entendo mais: que os equívocos cometidos com a estúpida conquista que levou o Brasil a ser sede da Copa de 2014 não podem ser resolvidos com mais equívocos. De novo: desde o primeiro momento, lá em 2007, me manifestei exaustivamente contra a realização da Copa no Brasil. Os motivos, não preciso repetir, estão registrados em vários editoriais desde então. Ah, por gostar de futebol pretendo assistir o maior número de jogos. Mas deixo bem claro que tenho o direito de escolher a Seleção que gostaria de ver campeã do mundo. Adianto, desde já, que a minha favorita não é a do Brasil. Tenho este direito, não? Entretanto, como as obras já foram feitas, quero mais que ela se realize. Esta é a minha opinião.