Artigos

14 abr 2010

O MELHOR CAMINHO


Compartilhe!           

HORA CERTA
Este XXIII Fórum da Liberdade foi 10. Se os anteriores foram excelentes pelos temas escolhidos, esta última edição tem muito a comemorar. Simplesmente, porque chegou na hora certa, como foi possível perceber durante todo o dia de ontem, pelo forte interesse que milhares de jovens mostraram com vistas ao entendimento sobre o melhor caminho para o crescimento e o desenvolvimento do nosso país.
SUPERLOTAÇÃO
Durante todo o dia de ontem, o Salão de Convenções da PUC sempre esteve repleto. Em todos os painéis do Fórum da Liberdade ficou comprovada a enorme curiosidade da platéia de jovens quanto aos temas apresentados e debatidos. E, particularmente, nas apresentações do presidente do BC, Henrique Meirelles, no início da tarde, e no painel de encerramento, às 19h, com a presença do ex-presidente da Bolívia, Jorge Quiroga, do presidente do CA do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Jonhanpeter, e do ex-presidente Fernando Henrique, aí foi uma loucura total. Muita gente precisou ficar de pé e muitos tiveram que sentar no chão devido à superlotação do salão.
CAPITALISMO
Pelos constantes aplausos da platéia, que festejavam as colocações dos palestrantes, não tive dúvida de que todos saíram do evento convencidos de o caminho certo é o capitalismo. Entenderam, enfim, que sem capitalismo não há democracia. E que sem democracia não há liberdade. Esta sensação foi total e inconfundível. Felizmente.
HENRIQUE MEIRELLES
Henrique Meirelles, além de mostrar que é um técnico consagrado mundo afora, foi muito elegante. Em nenhum momento criticou a política econômica do governo, que peca por não propor as reformas que o país necessita, com urgência. Mas, para bom entendedor, o recado foi dado: o esforço que BC precisa fazer, através da política monetária, para compensar as dificuldades impostas pela péssima política econômica do governo, que só faz aumentar as despesas de governo.
SURPRESAS
Volto a dizer aquilo que já repeti aqui várias vezes: o presidente Lula realmente surpreendeu os agentes econômicos do Brasil e do mundo, por não fazer o que o PT prometera para a economia do Brasil durante a campanha.Mas não surpreendeu, minimamente, na área política, a considerar que todas decisões aprovadas nas reuniões do Foro de São Paulo, que consta na cartilha bolivariana vêm sendo postos em prática, paulatinamente. De forma firme, gradual e segura.
JORGE GERDAU
É impressionante o carinho que Jorge Gerdau desfruta em todas as camadas sociais, de todas as idades. A maneira simples, a credibilidade que passa e a confiança que Jorge desperta diante das platéias é incrível. Defensor do liberalismo, o empresário foi uma figura de destaque muito positivo no Fórum da Liberdade. Com razão.
FERNANDO HENRIQUE
Hoje, mais do que nunca, o ex-presidente FHC é muito aplaudido. Antes e depois de ser ouvido, o que é sempre difícil para um ex-governante. FHC chamou a atenção quanto aos destinos da América Latina, com a adesão ao programa bolivariano - Socialismo do Século XXI, já em vigor em Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, etc. E mostrou preocupação pelo interesse do atual governo em seguir no mesmo caminho.Ou seja: o recado é um só: votar para evitar o sucesso do programa.