Artigos

02 fev 2010

O JOIO E O TRIGO


Compartilhe!           

ANÁLISE SEPARADA
Se a economia e a política brasileira forem colocadas em cima de uma mesa, para serem analisadas, separadamente, quanto aos propósitos que mostram para 2010, alguma coisa já podemos antecipar com total exatidão.
DESEMPENHO
Suponho que até o contingente de supersticiosos, aqueles que preferem trocar o pensamento lógico para dar ouvidos às previsões reveladas pela quiromancia, não teriam qualquer dificuldade para entender que a economia terá um ótimo desempenho, enquanto que a política produzirá resultados muito ruins.
IDENTIFICAÇÃO
Se esta análise puder contar com a boa vontade e o interesse da sociedade, não tenho dúvidas de que muita gente acabaria, finalmente, por identificar a parte que representa o joio, para combater a praga antes que ela acabe com o trigo.
FÓRMULA
Como uma expressiva maioria diz não gostar da política, preferindo concentrar as atenções no seu negócio, na economia, não percebe que o adubo que o governo está jogando na plantação tem o propósito de fazer crescer o joio.Com o passar do tempo, a parte boa (economia) acabará sendo devastada pela fórmula ideológica empregada para o desenvolvimento do joio (política).
SEMINÁRIOS
Resumindo: enquanto vários seminários vêm sendo realizados por empresários e ministros da área econômica, mostrando o enorme potencial do Brasil para este ano, o lado social-comunista-pensante do governo continua agindo e trabalhando suas fórmulas bolivarianas.
REVÉS
Enquanto hoje os resultados se mostram muito favoráveis na economia, o que é inegável, em consequência das ações macroeconômicas, as previsões de interesse social são pra lá de desastrosas. Este legítimo joio deixa claro que, se aprovadas as propostas do governo, a economia será atingida. E o revés será idêntico ao que acontece, por exemplo, na Venezuela.
OTIMISMO
Portanto, se queremos o crescimento econômico, que representa o trigo, é preciso impedir o alastramento do joio na lavoura. O otimismo precisa ser consciente. Só tem lógica se houver uma ação imediata contra estes fungos e estas pragas, cujo poder é simplesmente devastador. Aí está minha ótica otimista.