Artigos

13 nov 2017

O IRRACISMO ANDA SOLTO


Compartilhe!           

AFASTAMENTO DE WILLIAM WAACK

Até agora, o afastamento do jornalista William Waack das telas do Jornal da Globo (TV Globo) e do programa Painel (Globonews), por força de um comentário considerado como -racista-, o que resultou, de fato, foi um prejuízo para a emissora.


RECADO DIRETO

 Ou seja, o telespectador, este ser soberano, tão logo foi informado do afastamento do bom âncora, deu o seguinte recado, direto e preciso, à emissora: enquanto Waack permanecer fora dos dois programas que vinha apresentando prefiro não assistir.  Que tal?


ÍNDICES DE AUDIÊNCIA

Este importante recado pode ser lido, claramente, através dos índices de audiência de TV, medidos constantemente pelo Ibope. Vejam, por exemplo, o que acontece com o programa Painel (Globonews): em julho era o quinto programa mais visto do canal, com audiência média de 85,3 mil domicílios; hoje, ancorado pela jornalista Renata Lo Prete o programa amarga uma queda de 22% de audiência. Com viés de queda ainda maior. 


CARTILHA -POLITICAMENTE CORRETA-

Desde a última quarta-feira, quando Waack foi  afastado, os brasileiros estão procurando saber quem saiu vencedor e quem foi o perdedor neste cínico episódio. Pois, por tudo que li a respeito nesses últimos dias, uma parte (maioria, infelizmente), cai de pau e, seguindo a cartilha -politicamente correta-, simplesmente condena o jornalista.


DECLARAÇÃO ARRISCADA

A menor parte, infelizmente, muito mais sensata, não vê o episódio como algo tão sério assim, ainda que infeliz e arriscada, a considerar a brutal e inequívoca força das redes sociais. Como bem diz, aliás, o jornalista J. R. Guzzo, no seu ótimo artigo publicado na Veja desta semana: - "Vai se inventando, de cima para baixo, uma sociedade mal-humorada, neurastênica e hostil à liberdade de expressão”.


VENCEDOR/PERDEDOR

Como se vê, de uns tempos para cá o IRRACISMO ganhou destaque enorme nas redes sociais, onde sempre tem alguém vigiando, filmando e gravando tudo que acontece na vida pública e privada. Quanto ao prêmio, no que diz respeito ao afastamento de William Waack, no meu entender quem gravou e vazou o áudio não saiu  vencedor.  Entretanto, com a perda da audiência (que deve se prolongar) quem perdeu mais foi a Globo. Mais do que o telespectador, que perdeu a referência.