Artigos

04 nov 2011

O IDH, O IDC E O IDT


Compartilhe!           

IDH
Por enquanto, entre os mais variados estudos produzidos pela ONU, um dos mais importantes é o que mede o IDH, que identifica a posição que cada um dos 187 países analisados ocupa no ranking de DESENVOLVIMENTO HUMANO. Só para lembrar, o IDH informa, numericamente, o nível de desenvolvimento das nações com base em indicadores de expectativa de vida, escolaridade e renda per capita.
NOTÍCIAS DA SEMANA
Pois, nesta semana que está findando, duas notícias dominaram os noticiários do país: 1- os infindáveis problemas que envolvem a Família Europeia e seus filhos desajustados; e, 2- a má colocação do Brasil no ranking do IDH. Prefiro analisar a segunda, que nos diz respeito:
SALTO ESPETACULAR
Pelo relatório da ONU, divulgado ontem, o Brasil pulou da 85ª posição para a 84ª. Que tal? Pois, mesmo assim, a mídia fez de tudo para dizer que melhoramos muito. Esta estratégia, combinada com o governo (grande anunciante), não colou nem convenceu. Afinal, depois de tanta fanfarronice produzida no governo Lula, ganhar uma única posição no ranking do IDH não pode ser visto como um salto espetacular, não é mesmo?
LULA ABORRECIDO
Já se sabe que o ex-presidente Lula, tão logo deixou o hospital depois de iniciar o tratamento de sua doença, tomou conhecimento da notícia e ligou para Gilberto Carvalho. Aborrecido com a 84ª posição ocupada pelo Brasil disse que era injusto o resultado e que a -gente- tinha que reagir.
PNUD
Ou seja, para Lula os nossos indicadores sociais cresceram e seguem crescendo. Só que, segundo o relatório divulgado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o IDH brasileiro cresceu a uma média anual de 0,69% de 2000 a 2011. O resultado ficou abaixo da expansão de 0,70% de países de desenvolvimento humano elevado, grupo ao qual pertence o Brasil.
ÚLTIMO LUGAR NO BRIC
Como não tem sentido comparar o Brasil com países de primeiro mundo, face ao atraso que o nosso país apresenta, vejam o que acontece em relação a países emergentes, ou, melhor ainda, aos que compõem o BRIC: perdemos para todos. Ou seja, os IDHs de Rússia, China e Índia subiram a uma velocidade maior que a da média dos grupos dos quais fazem parte, na última década.Dez nações da América Latina (Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, México, Panamá, Costa Rica, Venezuela, Peru e Equador) ficaram em posições melhores que a do Brasil. Leve-se em conta, no entanto, que progredimos nos dados de expectativa de vida, escolaridade média e renda. Já o número de anos esperados de estudo recua.
HORS CONCOURS
Caso a ONU resolva produzir relatórios que identifiquem o IDC - Índice de Desenvolvimento da Corrupção, ou o IDT - Índice de Desenvolvimento da Tributação, com certeza o Brasil vai ocupar o 1º Lugar. Em ambos.Aliás, pela enorme diferença de pontos à frente de outros países, a ONU pode classificar o Brasil como Hors Concours. Alguém duvida?