Artigos

03 dez 2012

O HOMEM DA MÁFIA


Compartilhe!           

O FILME
Nesta semana, em circuito nacional entrou em cartaz em vários cinemas o filme intitulado O HOMEM DA MÁFIA. Mesmo longe do propósito de seu produtor e/ou diretor, o enredo da peça cinematográfica mostra grande semelhança com o desempenho político do ex-presidente Lula.
TUDO A VER
As afinidades entre a política, o mercado financeiro e os gangsters, como revela a crítica especializada, são tratadas da maneira mais cínica possível. Bem de acordo, aliás, com tudo aquilo que vem sendo desvendado aqui pela mídia, pela Polícia Federal e pelo STF.
BRAD PITT
Se o filme, por ter Brad Pitt como ator principal, pode gerar algum interesse dos cinéfilos, a novela que envolve o queridinho do Brasil, por conter cenas reais de extrema corrupção, parece mais emocionante. Até porque retrata a que ponto vai a ganância, a mente ruim e o mau caratismo de um torneiro mecânico que conseguiu chegar à presidência do Brasil.
ECONOMIA
Já para quem tem preferência pelo gênero do suspense ou terror, a novela que trata da economia brasileira, com Dilma Rousseff no papel de atriz principal, é a mais indicada. Pela fisionomia e pelos cabelos em pé mostrados pelo público formado por pobres cidadãos, o sentimento é de pavor.
OSCAR
Aí a história, também muito real, mostra que os nossos governantes são merecedores do Oscar, em pelo menos três categorias: na arte de mentir; no descaso com as contas públicas; e no fracasso do crescimento e desenvolvimento econômico.
SEM FELICIDADE
Confesso que não estou nem um pouco feliz pelo fato de ter acertado em cheio que a nossa economia apresentaria crescimento pífio com as propostas do governo Dilma. Já havia acertado em 2011, dizendo que o PIB não deveria crescer 3% (fechou em 2,7%) . E voltei a acertar em 2012, quando desde o início do ano venho dizendo que dificilmente chegaríamos a 1,5% (a previsão atual é de apenas 1,27%).
MENTIROSO DO ANO
A impressão deixada pelos números do PIB do terceiro trimestre do ano, divulgados na última sexta-feira, 30/11, é de que, finalmente, a ficha caiu. Além de provocar um sentimento de tristeza, o que mais pesou foi a indignação com a forma adotada pelo governo para iludir o povo: a enganação e a mentira. Daí a razão para que o ministro Mantega seja indicado para receber o Oscar de economia na categoria MENTIROSO DO ANO.