Artigos

14 jun 2007

O DILEMA


Compartilhe!           

O RS ESTÁ DECIDIDO
Nós, brasileiros, precisamos tomar uma séria decisão: ou vamos ficar fazendo parte dos problemas ou vamos nos decidir definitivamente pelas soluções? O Rio Grande do Sul, por exemplo, para fazer jus ao que muita gente diz, de que o povo gaúcho é muito politizado, já tomou a sua decisão. Os gaúchos, definitivamente, querem fazer parte só dos problemas. Das soluções? Nem pensar.
GRENALIZADO
A decisão, embora lamentável demais, precisa ser bem entendida: no RS, tudo, mas tudo mesmo já está totalmente GRENALIZADO, ou seja, quem gosta do Inter não admite o sucesso do Grêmio. E quem é gremista não admite o sucesso do Inter. Como não há pluralidade de clubes tudo fica polarizado sem a mínima possibilidade de acordo.
ALÉM DO FUTEBOL
Este sentimento e esta prática já não têm solução. Está no DNA dos gaúchos e não há como acabar com ela. Ninguém quer e pronto. Só que isto impede o sucesso do todo, pois o ganho obtido por um lado provoca ódio e inveja no outro. Como o Estado está dividido pelas duas forças, o resultado é terrível. Se as coisas ficassem restritas só ao futebol, tudo bem. Mas, de novo, tudo está de tal forma grenalizado, que a única colheita possível é o fracasso.
TUDO METADE-METADE
Na política a polarização iniciou na disputa entre Maragatos e Republicanos, até hoje ainda presente em algumas regiões. Mas o exemplo é o mesmo e vale para todos os assuntos, desde privatizações, concessões, desenvolvimento, eleições, planos diretores e tudo mais. Tudo no RS acaba sempre numa competição interminável de favoráveis a alguma coisa e dos contrários às mesmas coisas. E é tudo metade-metade para não haver qualquer conclusão vantajosa para o RS.
OPORTUNIDADES DESENGAVETADAS
O Brasil, como se percebe, está hoje diante de uma possibilidade fantástica de receber maciços investimentos, que até agora se encontravam engavetados por falta de taxa de retorno adequada.
GANHA-GANHA
Com a redução das taxas de juros muitos projetos voltaram a ser altamente viáveis e recomendados. Ora, para que tenhamos o velho e o famoso ganha-ganha só falta a decisão de fazer parte da solução. Precisamos, portanto, das reformas para pavimentar o leito da sedução dos investidores.
O AUTÊNTICO LULA
Ontem, o presidente Lula, que andava meio travestido, resolveu voltar às origens e buscar a sua autenticidade: discursou feio e cheio de baixo nível na linguagem. Na realidade, Lula não foi infeliz no que disse. Foi simplesmente autêntico. Ele e sua ministra Marta Suplicy. Aliás, se fizermos uma comparação com o comportamento de seu amigo Hugo Chávez, é bem isto. Chávez gosta e abusa do baixo nível. Lula voltou às origens. Acordem, pelo amor de Deus! Ou relaxemos e gozemos, embora estejamos sendo estuprados!
FESTIVAL
Iniciou ontem, 13, o 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e, em seu primeiro dia, já reuniu cerca de 4,5 mil pessoas no auditório principal do Serra Park. O tema central desta edição é: A criatividade à frente das novas tecnologias.
ASSOCIADOS
O número de empresas associadas ao Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POAC&VB) está cada vez maior! Somente este ano, já são 32 novos mantenedores no quadro da entidade, o que representa um crescimento de 30%. São empresas dos segmentos de gastronomia, hotelaria, locação de veículos, prestação de serviços, entre outros.
GERDAU
A Gerdau Ameristeel anunciou que sua joint venture Pacific Coast Steel chegou a um acordo para a aquisição dos ativos da Valley Placers, Inc., empresa localizada em Las Vegas, Nevada.
ARACRUZ NOTÍCIAS
A celulose da Aracruz, em sua nova campanha publicitária mostra o papel que procura fazer em todo o percurso, gerando empregos e desenvolvimento, protegendo o meio ambiente, estimulando a pesquisa científica e promovendo a educação de milhares de brasileiros. Serão quatro filmes para TV e quatro anúncios para revistas, veiculados alternadamente durante o ano. A campanha on-line terá, além de anúncios, um hotsite com conteúdos interativos e informativos.
NA MÃO CERTA
A AGCR formalizou, ontem, a adesão ao programa Na Mão Certa, criado pelo WCF- Brasil que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias. O programa tem apoio do Unicef, da Organização Internacional do Trabalho e do Instituto Ethos. Durante o Evento, a Coordenadora do Porjeto, Carolina Padilha, apresentou resultados de pesquisas realizadas pelo WCF que identificaram as rotas de tráfico de crianças no Brasil e o perfil do caminhoneiro. Esses estudos ajudaram a traçar os objetivos do \"Na Mão Certa\" e podem ser acessados através do site: www.namaocerta.org.br.