Artigos

16 fev 2017

O BRASIL TEM JEITO?


Compartilhe!           

PERGUNTA RECORRENTE

Diante de inúmeras encrencas que o nosso sofrido país (União, Estados e Municípios) está metido, as quais foram se acumulando ao longo dos anos, a pergunta que mais tem sido feita, de forma muito recorrente, nos últimos tempos é - O BRASIL TEM JEITO?


DE JOELHOS

O mais interessante é que tal indagação não é própria para um ou outro ambiente ou setor de atividade. Ao contrário: cabe, como uma luva, para todas as áreas e setores, público ou privado. A bem da verdade, mais ainda para o setor privado, que anda sempre à reboque dos interesses e intervenções do setor público. Como se isto não bastasse ainda é colocado, constantemente -de joelhos- pelas mais diversas corporações.   


DUAS GRANDES DOENÇAS

Como os leitores estão ávidos pela resposta, e julgo que a maioria prefere que seja direta, sem rodeios e nada de -politicamente correta- eis o que penso desde sempre: O BRASIL TEM JEITO, SIM, de se desenvolver por períodos longos, desde que consiga acabar com as duas maiores e mortais DOENÇAS, que vem destruindo paulatinamente, os tecidos do organismo produtivo, conhecidas como DIREITOS ADQUIRIDOS e CLÁUSULAS PÉTREAS.   


MAIS FRACASSADO

Para quem tem alguma capacidade de discernimento, ou consegue desenvolver o raciocínio lógico, precisa ter em mente que sem cortar estes dois terríveis males, que simplesmente liquidam com as contas públicas e obrigam os cidadãos a pagar cada vez mais impostos, O BRASIL SÓ TEM JEITO para ser um país ainda mais fracassado. Como a Venezuela, por exemplo. Até pior, arrisco a dizer.


IMPOSSÍVEL

Como nenhuma das duas doenças está na pauta, e muito menos no horizonte de interesse dos maus políticos e da totalidade das corporações, devo dizer com todas as letras que não tenho como ser otimista. Confesso que gostaria muito de acreditar que algo de bom venha a acontecer, mas a minha convicção diz, com total clareza, que estamos diante do IMPOSSÍVEL e não IMPROVÁVEL.

 


NOVA CONSTITUINTE

Anotem aí, portanto: os governantes, mesmo que quisessem, não têm como mexer em DIREITOS ADQUIRIDOS. E muito menos em CLÁUSULAS PÉTREAS. Estas tarefas cabem somente a uma NOVA CONSTITUINTE. Ora, como a maioria dos políticos são -de esquerda- e grande parte dos eleitores idem, até uma NOVA CONSTITUINTE não traria boas notícias. Simples assim.


PRIVILÉGIOS

Só para deixar bem claro: muitos dos PRIVILÉGIOS que ao longo do tempo foram concedidos de forma absurda e extremamente injusta, são amparados pelos malditos DIREITOS ADQUIRIDOS. Alguns bem protegidos pelo câncer denominado Cláusulas Pétreas. Enquanto os mais revoltados não entenderem esta realidade, jamais passarão de revoltados. Nada mais do que revoltados!!!