ILHA DA FANTASIA
O pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, na véspera do 7 de Setembro, não me sai da cabeça. Confesso que passei o final de semana todo cheio de curiosidade para conhecer esse tal de Brasil maravilhoso sobre o qual ela se referiu.
TIPO B
A primeira impressão que tive é de que Dilma se referia a um Brasil -tipo B-, que só existe na cabeça de ilusionistas, que vivem procurando formas e maneiras de enganar as plateias onde se apresentam. Aquelas, aliás, sempre lotadas de gente com baixa capacidade de compreensão e/ou discernimento.
BRASIL UTÓPICO
O Brasil real, ou -A-, que os sensatos conhecem bem, infelizmente está muito distante daquele país utópico que a presidente pintou, na última sexta-feira, 06, em cadeia nacional de rádio e televisão.
BRASIL QUE EU QUERO
Pois, o que me deixou pensativo desde a última sexta-feira até agora é que, mesmo percebendo o tamanho da mentira, o Brasil - tipo B- descrito pela mentirosa Dilma me agradou. Confere com aquele que eu gostaria de viver. Vejam só se não é o caso:
INFLAÇÃO EM QUEDA?
Agindo de acordo com a conhecida -esperteza safada-, Dilma aproveitou a data da Independência para vender ao pobre povo brasileiro a ideia de que a economia do país está muito saudável. Começou, inclusive, dizendo que a INFLAÇÃO ESTÁ EM QUEDA. Pode? Para receber o carinho da mídia, que pouco entende de economia, com a maior cara-de-pau usou os índices de julho e agosto - que se apresentaram mais baixos, comparativamente.
CRESCIMENTO ECONÔMICO
Sem tomar fôlego, a presidente foi adiante, partindo para a segunda esperteza safada: afirmou que no segundo trimestre o Brasil foi uma das ECONOMIAS QUE MAIS CRESCEU NO MUNDO, superando os maiores países ricos, entre eles EUA e Alemanha. E deixando para trás, também, o México e a Coreia do Sul. Que tal?Simplesmente não deu a mínima pelota para a queda da produção industrial em julho, o que vai comprometer seriamente o PIB de 2013.
PASÁRGADA
Sem ruborizar, depois de pregar tantas mentiras e enganações, Dilma ainda foi mais além: afirmou que a situação ainda exige cuidados, porém há sinais de que o PIOR JÁ PASSOU. Ora, pelo que se extrai dos indicadores econômicos, o PIOR ESTÁ APENAS COMEÇANDO.Penso que antes de fazer o seu incrível pronunciamento, Dilma deve ter lido o poema PASÁRGADA, de Manuel Bandeira, imaginando que o Brasil é o lugar onde podemos viver pelo sonho o que a vida madrasta (governo) não quis dar. Só pode...