MAIONESE
Depois do enorme esforço que os líderes dos principais países da Europa fizeram, com o objetivo de colocar a Comunidade inteira nos eixos da imprescindível e necessária responsabilidade fiscal, bastou o resultado de apenas uma eleição para que a maionese desandasse, de forma muito perigosa.
TRATADO
Tudo levava a crer que depois da assinatura do importante Tratado de Disciplina Fiscal e Orçamentária, firmado por 25 dos 27 países que compõem a UE, a recuperação da região era uma questão de tempo. Novos tempos em que a gastança pública precisa estar de acordo com a arrecadação. Coisa, aliás, normal, necessária e indispensável.
MELAR O TRATADO
A reviravolta se deu tão logo as urnas francesas deram a notícia da vitória de François Hollande, no dia 6 de maio. Agindo de forma absurdamente irresponsável, o novo líder da França, no seu primeiro pronunciamento declarou, friamente, uma incrível disposição para melar o Tratado.
OS ACOMPANHANTES
Pois, o fato é que o discurso de Hollande fez bem aos ouvidos da maioria dos partidos políticos socialistas que não aceitam qualquer tipo de austeridade. Pode? Daí que as manifestações de rua recomeçaram, dando a entender que aquilo que levaria tempo para melhorar tem tudo para piorar.
DESEMPENHO DAS BOLSAS
Enquanto o mundo todo assiste, incrédulo, a vontade que alguns europeus têm de colocar tudo a perder, as bolsas de valores internacionais registram o nível de preocupação dos investidores. Aí é preciso entender porque algumas registram perdas maiores do que outras, como é o caso da Bovespa, que pouco tem a ver com o mercado europeu.
O PROBLEMA NA GRÉCIA?
Como a nossa mídia é de baixa qualidade e, portanto, não se interessa em saber o que faz o vai e vem dos preços dos ativos financeiros, a forma que encontra para explicar o recuo dos preços das ações de empresas brasileiras no mercado é simples. O razão está no péssimo desempenho da economia da Grécia. Pode?
A GRÉCIA É AQUI?
Ora, só os estúpidos reúnem condições para acreditar numa besteira como essa. Enquanto o Dow Jones, índice da bolsa novaiorquina recuou menos de 1% ontem, o índice da Bovespa despencou 3,2%. Afinal, quem está em crise: o Brasil ou os EUA? A julgar pelo que diz o sábio mercado, a nossa situação é preocupante. Ele está dando uma pista, gente: a Grécia, que os jornais estão se referindo, fica aqui, no nosso querido Brasil. Com razão...