Artigos

12 jan 2010

NOBEL DE ECONOMIA


Compartilhe!           

O SÁBIO VEM AÍ
Atenção, interessados: Hugo Chávez, o Sábio, vem aí. Conforme escrevi na semana anterior, o ditador confirmou presença no FSM - Fórum Social-Comunista Mundial, que acontece em Porto Alegre, R$, já conhecida como capital mundial do comunismo.
AULA MAGNA
Imagino que os gaúchos e demais participantes do FSM devem estar ansiosos para assistir a palestra técnico-educativa do ditador, que certamente vai dar uma aula magna de economia. Afinal, ninguém como Chávez sabe a qual a forma mais correta de conduzir a economia de uma Nação.
INTERVENTOR
É preciso que Hugo Chávez discorra sobre o sucesso estrondoso que representou a desvalorização do Bolívar e o estabelecimento de dois tipos de câmbio na Venezuela. O estúpido interventor deve estar plenamente convencido de que, através desta dupla intervenção, conseguirá enfrentar a recessão e a inflação mais alta do continente.
DESVALORIZAÇÃO
Recapitulando: A taxa de câmbio, única, que estava em vigor até então, fixado desde 2005, era de 2,15 bolívares por dólar, que servia para todos os setores, o que significa uma desvalorização de 50% para o -dólar petroleiro- e de 17,3% para a taxa menor.
LÓGICA
Com isso, por óbvio, a corrida às compras de produtos em geral foi muito grande. Afinal, por mais idiota que seja, o povo sabe que os preços vão se elevar na mesma proporção da desvalorização da moeda. Até porque a renovação dos estoques das lojas só poderá acontecer com os preços atualizados da moeda.
DEFESA
No entanto, o ditador Chávez, sabendo que haverá desabastecimento caso os preços não sejam corrigidos, ameaçou de expropriação os comerciantes que aumentarem os preços das mercadorias. E cumpriu a promessa colocando nas ruas a sua Guarda Nacional, com o propósito de evitar a especulação com os preços. Especular? Como assim? Tanto os consumidores quanto os comerciantes só estão tratando de se defender, gente.
CORTEJADO E APLAUDIDO
Pois é, gente. Por incrível que possa parecer, este energúmeno será recebido em Porto Alegre neste mês. Com certeza, depois de cortejado e bastante ovacionado pela imprensa, vai dizer como a economia e outras coisas mais devem ser tratadas. E será aplaudido. Pode?